Pesquisa e ação local: sobre bússola e outros instrumentos de viagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420170021Palavras-chave:
método, pesquisa-ação, educação, cultura, éticaResumo
A partir de uma experiência de atuação numa região metropolitana afastada do centro da cidade de São Paulo, discutimos o método de pesquisa utilizado, pautado na proposta de pesquisa-ação. Em 2016, realizamos junto a duas escolas estaduais e uma organização voltada à educação e cultura, 33 oficinas e rodas de conversa com jovens, professores, gestores e agentes culturais. Como resultado, constatamos a fecundidade de ações pautadas pela escuta e reconhecimento de cada um como sujeito de direitos e capaz de posicionamento próprio. Para a formulação da estratégia de ações conjuntas, constatamos que os resultados dependem da construção de vínculos de parceria, de disponibilidade para escuta e da configuração de cada contexto social e institucional. Não sendo possível estabelecer um parâmetro único para todas as situações, a postura do pesquisador se torna a diretriz de seu percurso: sua ética é a bússola necessária para caminhar no mapa do território.Downloads
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Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Pesquisa e ação local: sobre bússola e outros instrumentos de viagem. (2018). Psicologia USP, 29(1), 31-39. https://doi.org/10.1590/0103-656420170021