Psicologia USP, 1992-2002: uma aventura participativa

Autores

  • César Ades Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Experimental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300004

Palavras-chave:

Psicologia USP, Publicações em Psicologia, Instituto de Psicologia (USP)

Resumo

O artigo retrata dez anos de produção da revista Psicologia USP (1992 & 2002), quando sob a coordenação de Sylvia Leser de Mello. Neste período, definiu-se, como campo básico de atuação da revista, a reflexão crítica a respeito de temas psicológicos, em contraposição à publicação de artigos empíricos e se adotou uma perspectiva multidisciplinar, concretizada na edição de números especiais (Memória, Inconsciente, Psicologia e Saúde, e outros) e dossiês (Psicanálise e Universidade, Psicologia e Razão Instrumental, e outros) dos quais tomaram parte, na busca de contrastes e convergências, pesquisadores em áreas diversas das ciências sociais e biológicas. A revista contribuiu para a manutenção da memória científica com números especiais dedicados a docentes do Instituto de Psicologia (Psicologia e Etologia, Dante Moreira Leite, e outros). Esta década de esforço participativo foi importante na determinação dos rumos da revista e na preparação de Psicologia USP para novos desafios editoriais.

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Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Sobre Sylvia Leser de Mello

Como Citar

Psicologia USP, 1992-2002: uma aventura participativa. (2006). Psicologia USP, 17(3), 33-44. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300004