Caracóis emplumados e Tlaloc na Mesoamérica pré-hispânica: abordagem comparativa com o noroeste amazônico

Autores

  • Dimitri Karadimas Centre National de la Recherche Scientifique. Laboratoire d’Anthropologie Sociale

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116914

Palavras-chave:

Iconografia pré-hispânica, Mesoamérica, Teotihuacán, Tlaloc, Noroeste Amazônico, trompetes rituais.

Resumo

Os trompetes rituais do noroeste amazônico, quando tocados no momento da iniciação, fazem morrer os adolescentes, fazendo nascer homens adultos. A encenação ritual busca na metamorfose dos insetos uma analogia da troca de pele social a que os iniciados serão sujeitados. Um dos trompetes é construído à imagem da figura da crisálida de borboletas. Tidos como larvas, os adolescentes são “parasitados” pelos homens adultos para que eles os tornem guerreiros, fazendo com que eles se identifiquem às vespas que infestam esses locais de transformação. Ao retomar esses desenlaces rituais contemporâneos e as imagens que os acompanham, este artigo propõe-se analisar o caracol feito em uma concha marinha na Mesoamérica  pré-hispânica, um artefato presente nos baixos relevos dos templos de Teotihuacán, e que aparece ligado tanto a Quetzalcoatl como a Tlaloc, o deus da chuva e das tempestades. Ao mostrar que as civilizações desta área cultural têm recursos às mesmas imagens que no noroeste amazônico, é possível realizar uma análise de várias de suas figuras que permanecem enigmáticas até o presente para mostrar que a mesma referência ao parasitismo esteve  aí presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERSON , Kasper Wrem e HELMKE, Christophe. 2013. The Personifications of Celestial Water: the Many Guises of the Storm God in the Pantheon and Cosmology of Teotihuacan, Contributions in New World Archaeology 5, 165-196.

BEUTELSPACHER, Carlos R. 1988. Las mariposas entre los antiguos Mexicanos. Tezontle, MØxico, Fondo de Cultura Econ mica.

BUNGE , O. D. E. 1936. Les Pages des abeilles du Codex Tro . Journal de la SociØtØ des AmØricaniste v. 28-2: 305-322.

CASO, Alfonso. 1942. El para so terrenal en Teotihuacan . Cuadernos Americanos 6(6): 127 -136.

CASO, Alfonso. 1966. Dioses y signos teotihuacanos . Teotihuacan, Onceava Mesa Redonda. MØxico, Sociedad Mexicana de Antropolog a, pp. 249-279.

HEADRICK, Annabeth. 2003. Butterfly War at Teotihuacan . InRBOWN , M. Kathryn e STANTON , Travis

W. (orgs.), Ancient Mesoamerican Warfare. Oxford, Rowman & AltaMira Press, pp. 149-170.

HERN`NDEZ S`NCHEZ , Gilda. 2008. Feasting, Community, and Codex Style Ceramics . InAMARTEN, E.R.; JANSEN, G.N.; e VAN BROEKHOVEN , Laura N.K. (orgs.), Mixtec Writing and Society, Escritura de uu Dzaui. Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, pp. 287-305.

KARADIMAS, Dimitri. 2008. La MØtamorphose de Yurupari: flßtes, trompes et reproduction rituelle dans le Nord-Ouest amazonien . Journal de la SociØtØ des AmØricanistes, 94(1): 127-169

KARADIMAS, Dimitri. 2012. Historia de diablos, mitos de avispas: acercamiento iconogrÆfico a una

unificaci n regional . In URBIO, Fran ois Correa; CHAUMEIL, Jean-Pierre; e CAMACHO, Roberto Pineda (orgs.), El Aliento de la memoria: Antropolog a e historia en la Amazonia andina. BogotÆ, Universidad Nacional de ColombCiaN,RS, IFEA, pp. 68-86.

KARADIMAS, Dimitri. 2014. Voir une chenille, dessiner un serpen plumes: analyse iconographique des serpents fantastiques dans la MØsoamØrique prØcolombienne . Journal de la SociØtØ des AmØricanistes, 100(1): 7-43.

KLEIN, Cecelia F. 1980. Who Was Tlaloc? . Journal of Latin American Lore, 6(2): 155-204.

LOPEZ AUSTIN, Alfredo. 1997. Les Paradis de brume . Mythes et pensØes religieuses chez les anciens Mexicain Paris, Iheal - Maisonneuve & Larose.

NU EZ ORTEGA, A. 1887. Apuntes hist ricos sobre el cultivo de la seda en MØxico: Reunidos por

A. Nuæez Ortega, Ministro residente de los E. U. Mexicanos, ante S. M. el Rey de los Belgas . La Naturaleza, 51, tomVoII, Aæos de 1885-1886.

KUBLER, Georges. 1967. The Iconography of the Art of Teotihuacan . Dumbarton Oaks Studies in Pre-Columbian Art and Archaeology, WashingtDo.nC., Dumbarton Oaks, n. 4.

NAGAO, Debra. 1985. The Planting of Sustenance: Symbolism of the Two Horned God in Offerings from the Templo Mayor . Res: Anthropology and Aesthetics, 10: 5-27.

MILBRATH, Susan. 1999. Star Gods of the Maya: Astronomy in Art, Folklore, and Calendars. The Linda Schele series in Maya and pre-Columbian studies. Austin, University of Texas Press.

MILBRATH, Susan. 1995. Gender and Roles of Lunar Deities in Postclassic Central Mexico and Their Correlations with the Maya Area . Estudios de Cultura Nahuatl, 25: 45-93.

OLIVIER, Guilhem. 1997. Moqueries et mØtamorphoses d’un dieu aztŁque: Tezcatlipoca, le Seigneur au miroir fumant . Paris, Institut d ethnologie, MusØe de l homme.

PASZTORY, Esther. 1974. The Iconography of the Teotihuacan Tlaloc . Studies in Pre-Columbian Art and Archaeology, n.15: 1-22.

PITROU, Perig. 2012. Figuration des processus vitaux et co-activitØ dans la Sierra Mixe de Oaxaca (Mexique) . L’Homme, Paris, v. 202, n. 2: 77-111.

RAMOS-ELORDUY, Julieta et al. 2011. Edible Lepidoptera in Mexico: Geographic Distribution, Ethnicity, Economic and Nutritional Importance for Rural People . Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, 7(2).

SAHAG N, Fray Bernardino de. 1950-1982. Florentine Codex: General History of the Things of New Spain. In ANDERSON , Arthur J. O. e DIBBLE, Charles E. (orgs.), School of American Research and the University of Utah, Santa Fe. Dispon vel em http://www.wdl.org/fr/item/10622/.

SCHLAK, Arthur. 1996. Venus, Mercury, and the Sun:GI, GII, and GIII of the Palenque Triad . Res: Anthropology and aestethics, n. 29 e 30: 180-203.

SJOURN , Laurette. 1962. El universo de Quetzalc atl. MØxico, Fondo de Cultura Econ mica.

SU`REZ DIEZ, Lourdes. 1993. Algunas implicaciones religiosas del material conquiologicIIoI C.oloquio de Historia de la Religi n en MesoamØrica y Areas Afines, Barbro Dahlgren de JordÆn.

TAUBE, Karl. 2000. The Turquoise Hearth: Fire, Self-Sacrifice, and the Central Mexican Cult of War , In CARRASCO, Dav d; JONES, Lindsay; e SESSIONS, Scott (orgs.), Mesoamerica s Classic Heritage: TeotihuacÆn to the Aztecs. Niwot, University Press o Colorado, pp. 269-340.

URIARTE, Maria Teresa. 2009. La Peinture murale Teotihuacan . Catalogue de l exposition Teotihuacan. CitØ des Dieux, Paris, MusØe du Quai Branly, Somogy Ødition d art, pp. 118-126.

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Caracóis emplumados e Tlaloc na Mesoamérica pré-hispânica: abordagem comparativa com o noroeste amazônico. (2016). Revista De Antropologia, 59(1), 108-144. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116914