Corpos sonoros: instrumentos e donos na prática musical dos Kuikuro do alto Xingu

Autores

  • Tommaso Montagnani Centre National de la Recherche Scientifique. Laboratoire d’Anthropologie Sociale

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116917

Palavras-chave:

Kuikuro, música, alto Xingu, artefatos, vida.

Resumo

Procuro descrever neste artigo o modo pelo qual uma prática musical instrumental kuikuro repousa sobre a atribuição aos artefatos de uma forma de vitalidade. Os instrumentos musicais (flauta Kagutu, flauta dupla Atanga, clarinete Takwara), ao longo de seu ciclo vital, recobram uma função de mediação no estabelecimento da conexão entre humanos e espíritos.  Os humanos fazem oferendas de alimentos e de água aos instrumentos, ao passo que os instrumentos, manipulados pelos músicos rituais, fazem-se portadores da voz dos espíritos. A complexidade de ações rituais em torno dos artefatos musicais é particularmente visível quando observamos o sistema de atribuição de diferentes papéis de “donos” (-oto). Vários tipos de atores rituais intervêm de maneira diferente ao longo das etapas de existência do instrumento, estando eles mesmos submetidos à influência direta do artefato em suas vidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGOSTINHO, Pedro. 1974. Kwarup: mito e ritual no Alto Xingu. São Paulo, Edusp.

BASSO, Ellen. 1985. A Musical View of the Universe. Kalapalo Myth and Ritual Performance. Philadelphia, University of Pennsylvania Press.

BASSO, Ellen. 1995. The Last Cannibals: A South American Oral History. Austin, University of Texas Press,.

BEAUDET, Jean Michel. 1997. Souffles d’Amazonie. Nanterre, Société d’Ethnologie.

BRABEC DE MORI, Berndt e SEEGER, Anthony. 2013. “Considering Music, Humans and non-Humans”. Ethnomusicology Forum, Taylor and Francis, 22/3.

FAUSTO, Carlos; FRANCHETTO, Bruna; e HECKENBERGER, Michael J. 2008. “Language, Ritual and Historical Reconstruction: Towards a Linguistic, Ethnographical and Archaeological Account of Upper Xingu Society,” In HARRISON, D. K.; ROOD, D. S.; e DWYER, A. (eds.) Lessons from Documented Endangered Language, Amsterdam, Typological Studies in Language, John Benjamins, pp. 129–58.

FAUSTO, Carlos; FRANCHETTO, Bruna; e MONTAGNANI, Tomasso. 2011.“Les Formes de la mémoire: art verbal et musique chez les Kuikuro du Haut-Xingu”. L’Homme, Paris, n. 197.

FAUSTO, Carlos. 2008. “Donos demais: maestria e domínio na Amazônia”. Mana, vol. 14, n. 2, pp. 329–66.

FAUSTO, Carlos. 2001. Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo, Edusp.

FELD, Steven. 1984. “Sound Structure as Social Structure”. Ethnomusicology, vol. 28, n. 3, pp. 383-409.

FRANCHETTO, Bruna. 1986. Falar Kuikuru: estudo etnolinguístico de um grupo caribe do Alto Xingu. Rio de Janeiro, tese, Museu Nacional/UFRJ.

FRANCHETTO, Bruna e MONTAGNANI, Tomasso. 2014. “Langue et musique chez les Kuikuro du Haut-Xingu”. Cahiers d’Antrhopologie Sociale, n. 10 – Dossier L’Image rituelle, organizado por Carlos Fausto e Carlo Severi, Paris, L’Herne.

FRANCHETTO, Bruna e MONTAGNANI, Tomasso. 2012 “‘When Women Lost Kagutu Flutes, to Sing Tolo Was All They Had Left’: Gender Relations among the Kuikuro of Central Brazil as Revealed in Ordeals of Language and Music’”. Journal of Anthropological Research, University of New Mexico, 68: 339–55.

FRANCHETTO, Bruna e MONTAGNANI, Tomasso. 2011. “Flûtes des hommes, chants des femmes: images et relations sonores chez les Kuikuro du Haut-Xingu”. Gradhiva, Paris, Musée du Quai Branly, n. 13.

HECKENBERGER, Michael. 2001. “Estrutura, história e transformação: a cultura xinguana na longue durée, 1000- 2000 d.C.” In FRANCHETTO, Bruna e HECKENBERGER, Michael (orgs.), Os povos do Alto Xingu: história e cultura. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, pp. 21-62.

HILL, Jonathan D. e CHAUMEIL, Jean-Pierre (orgs.). 2012. Burst of Breath: Indigenous Ritual Wind Instruments in Lowland South America. Lincoln, University of Nebraska Press.

HILL, Jonathan D. 2013. “Instruments of Power: Musicalising the Other in Lowland South America”. Ethnomusicology Forum, Taylor and Francis, v. 22, n. 3.

MEIRA, Sérgio e FRANCHETTO, Bruna. 2005. “The Southern Cariban Languages and the Cariban Family”. International Journal of American Linguistics, 71(2): 127-190.

MENEZES BASTOS, R. J. De. 1999. A musicológica Kamayurà: para uma antropologia da comunicação no Alto Xingu. Florianopolis, Editora da UFSC.

MENEZES BASTOS, R. J. De. 2013 “Apuàp World Hearing Revisited: Talking With Animals, Spirits and Other Beings, and Listening to the Apparently Inaudible”. Ethnomusicology Forum, Taylor and Francis, n. 22, v. 3.

MENGET, Patrick. 1977. Au Nom des autres: classification des relations sociales chez les Txicão du Haut-Xingu (Brésil). Paris, tese, École Pratique des Hautes Études.

MONTAGNANI, Tommaso. 2013. “Tainpane et Küssügu: le solennel et la parodie dans les musiques rituelles des Kuikuro du haut-Xingu”. Cahiers d’ethnomusicologie, Société française d’ethnomusicologie, n. 26.

MONTAGNANI, Tommaso. 2011a. Je suis Otsitsi: musiques rituelles et répresentations sonores chez les Kuikuro du Haut-Xingu. Paris, teses, EHESS.

MONTAGNANI, Tommaso. 2011b. “Présences sonores: musique, images et langue chez les Kuikuro du Haut Xingu”. Images Re-vues, n. 8, document 3.

MONTAGNANI, Tommaso. (no prelo). Séquences sonores: La Mémoire musicale chez les Kuikuro du Haut-Xingu (Brésil). Paris, Les Annales de la Fondation Fyssen.

PIEDADE, Acássio T. de Camargo. 2004. O canto do kawoka: música, cosmologia e filosofia entre os Wauja do Alto Xingu. Florianópolis, tese, Universidade Federal de Santa Catarina.

PIEDADE, Acássio T. de Camargo. 2013. “Flutes, Songs and Dreams: Cycles of Creation and Musical Performance among the Wauja of the Upper Xingu”. Ethnomusicology Forum, Taylor and Francis, n. 22, v. 3.

SANTOS-GRANERO, Fernando (org.). 2009. The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood. Tucson, University of Arizona Press.

SAPORI AVELAR, Gustavo. 2010. Valores brutos: lutadores do Alto Xingu. Rio de Janeiro, dissertação, UFRJ.

SEEGER, Anthony. 1980. “Sing For Your Sister: The Structure and Performance of Suyá Akia.” In MCLEOD, N. e HERNDON, M. (orgs.) The Ethnography of Musical Performance. Norwood PA, Norwood Editions, pp.7-43.

SEVERI, Carlo. 2007. Le Principe de la chimère: une anthropologie de la mémoire. Paris, Rue d’Ulm.

SEVERI, Carlo. 2009. “L’Univers des arts de la mémoire. Anthropologie d’un artefact mental”. Annales. Histoire, Sciences Sociales, EHESS, n. 64, v. 2, pp. 463- 497.

Audio:

FAUSTO, Carlos. 2013. A dança dos sopros: aerofones kuikuro do Alto Xingu (CD), Rio de Janeiro.

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Corpos sonoros: instrumentos e donos na prática musical dos Kuikuro do alto Xingu. (2016). Revista De Antropologia, 59(1), 201-223. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116917