A representação do corpo como recurso: pesquisa com células-tronco em uma instituição de ensino

Autores

  • Naara Luna Universidade Federal do Rio de Janeiro; Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000200006

Palavras-chave:

célula-tronco, corpo, pessoa, antropologia da ciência

Resumo

Pesquisas e terapias experimentais envolvendo células-tronco são tema que ultrapassou discussões acadêmicas da biomedicina e virou tópico corrente do debate público, graças à divulgação freqüente na mídia de êxitos alcançados. Este artigo analisa uma representação recorrente nas pesquisas com células-tronco e nos projetos de terapia celular: o uso do corpo como recurso. O contexto é o novo campo interdisciplinar que abrange terapia celular, medicina regenerativa e bioengenharia. A investigação se baseia em entrevistas a cientistas participantes de projetos de pesquisa com células-tronco adultas e embrionárias que são professores e alunos de pós-graduação de uma instituição de ensino superior. Defende-se a hipótese que a extração, manipulação e reintrodução de substâncias corporais no mesmo sujeito reconfiguram noções de identidade corporal e de pessoa. As células-tronco são fonte de tratamento e integram uma economia de tecidos com circulação de material corporal entre laboratórios, hospitais, espaços de armazenamento até atingir o corpo.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Luna, N. (2007). A representação do corpo como recurso: pesquisa com células-tronco em uma instituição de ensino . Revista De Antropologia, 50(2), 683-712. https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000200006