A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso

Autores

  • Emerson Giumbelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100002

Palavras-chave:

ensino religioso, antropologia da religião, laicidade

Resumo

O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Giumbelli, E. (2010). A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso . Revista De Antropologia, 53(1), 39-78. https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100002