A dimensão simbólica dos direitos e a análise de conflitos

  • Luís Roberto Cardoso de Oliveira Universidade de Brasilia
Palavras-chave: Antropologia do Direito, etnografia, conflitos, ideias de justiça, equidade.

Resumo

Antropologia do Direito, etnografia, conflitos, ideias de
justiça, equidade.O artigo procura discutir a contribuição da perspectiva antropológica para a análise de conflitos, contrastando a ênfase da Antropologia na pesquisa empírica com a orientação predominantemente doutrinária que caracteriza o Direito. Dialogando com textos de repercussão significativa na Antropologia do Direito, o artigo realça a importância da dimensão simbólica dos direitos, caracterizada como aspecto central do universo empírico investigado, e sem a qual demandas por direitos, acordos e decisões judiciais não podem ser adequadamente compreendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Universidade de Brasilia
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Master of Arts (in Anthropology) - Harvard University (1984) e doutorado em Antropologia - Harvard University (1989), nos EUA. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2006-2008) e é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Também foi Pesquisador Visitante na Université de Montréal, no Canadá (1995-1996), na Maison des Sciences de l'Homme, na França (2006), e Professor Convidado na Université Diderot Paris 7, Sorbonne Paris Cité, em fevereiro-março de 2012. Sub-coordenador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) com sede na UFF. Co-editor do Anuário Antropológico. Tem experiência de pesquisa no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá/Quebec e na França, com ênfase nos seguintes temas: direitos, cidadania, democracia, políticas de reconhecimento e conflito.
Publicado
2012-08-10
Como Citar
Oliveira, L. (2012). A dimensão simbólica dos direitos e a análise de conflitos. Revista De Antropologia, 53(2). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2010.36432
Seção
Artigos