“Seu funeral, sua escolha”: rituais fúnebres na contemporaneidade

  • Rachel Aisengart Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edlaine de Campos Gomes
Palavras-chave: Ritos funerários, individualização, vida/morte, ciclo de vida.

Resumo

Vida e morte são conceitos centrais para a compreensão das concepções de pessoa e estão presentes em distintas culturas. Os modos de administração do início e término da vida são os mais diversificados e dependem das crenças compartilhadas, elaboradas por cada grupo social. Este artigo se insere no conjunto de estudos antropológicos dedicados ao tema da morte e aos rituais a ela correspondentes. Em sociedades ocidentais, observam- se, na contemporaneidade, mudanças significativas e permanências no que tange ao estatuto dos vivos e dos mortos. Com base no exame de notícias da mídia e de bibliografia sobre o tema, são desenvolvidas reflexões acerca das mudanças nos rituais fúnebres. Tal escolha é justificada pela possibilidade de apreensão de noções, crenças e valores que constituem nódulos centrais em nossa cosmologia, como pessoa/indivíduo, ciclo de vida, etapas da vida, dor, natureza/cultura, vida/morte, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Aisengart Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1976), Mestrado em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000), Doutorado em Saúde Coletiva (instituto de Medicina Social/UERJ, 2004) e Pós-doutorado em Antropologia Social (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ, bolsista do CNPq, 2005 e 2006). Atualmente é Professora Adjunta I do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (IESC/UFRJ). Tem experiência nas áreas: Saúde Coletiva, Antropologia do corpo, da saúde, da medicina, das emoções e da religião, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: corpo, emoções, saúde/doença, vida/morte, instituições de saúde e prática médica.
Publicado
2012-08-16
Como Citar
Menezes, R., & Gomes, E. (2012). “Seu funeral, sua escolha”: rituais fúnebres na contemporaneidade. Revista De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.38585
Seção
Artigos