Festas, guerras e trocas entre os Aparai e Wayana meridionais

Autores

  • Gabriel Coutinho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39647

Palavras-chave:

Troca, guerra, Aparai, Wayana, Pierre Clastres.

Resumo

O artigo aborda algumas questões tratadas por Pierre Clastres acerca do caráter específico da troca de bens na sociedade primitiva e sua articulação com a guerra. Inicia-se com uma discussão geral sobre a pertinência das ideias do autor sobre a orientação “contraeconômica” dessas trocas, considerando o fenômeno amplamente difundido, mas ainda pouco estudado, dos intercâmbios de bens na Amazônia indígena. Destaca-se a irredutibilidade de tais intercâmbios ao comércio de bens econômicos e seu papel na constituição de redes de articulação regionais. Em seguida, são abordadas as relações entre tais intercâmbios e a guerra através da ótica dos Aparai e Wayana meridionais (caribe). Com base em uma narrativa sobre sua mútua pacificação e nas festas multicomunitárias, retoma-se o debate de Clastres com Lévi-Strauss sobre a prioridade da guerra ou da troca, para mostrar como a coexistência dos dois fenômenos é pensada do ponto de vista indígena em questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina
    é Professor Adjunto I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) desde 2010, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995), Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002), Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2008) e foi Pós-Doutorando na Universidade Estadual de Campinas (entre 2009 e 2010). Pesquisador do Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo (NHII-USP) desde 1995, participa atualmente do Projeto Temático "Redes Ameríndias: geração e tranformação de relações nas Terras Baixas Sul-americanas". Realizou atividades de assessoria na implementação e avaliação de políticas públicas em saúde e educação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia sul-americana, relações interétnicas e teoria da troca.

Downloads

Publicado

2012-08-24

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Coutinho, G. (2012). Festas, guerras e trocas entre os Aparai e Wayana meridionais. Revista De Antropologia, 54(2). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39647