Ciência boa: modos de aprendizado, percepção e conhecimento entre os Katukina/Pano

Autores

  • Paulo Roberto Homem de Góes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.46964

Palavras-chave:

Modos de conhecimento, Katukina/Pano, xamanismo, ayahuasca.

Resumo

O presente artigo versa sobre alguns dos modos através dos quaisos Katukina, da família linguística Pano, concebem o processo de aprendizadono contexto xamânico. Também é objetivo aqui relacionar os modosde aprendizado às fontes às quais os Katukina atribuem estes conhecimentos.O artigo, sob o marco de uma discussão presente na etnologia amazônicaa respeito de um pressuposto predomínio da visão ou da audição no processode aprendizado e de aferição de veracidade aos saberes, pretende inserirquestões relativas aos modos de conhecimento e percepção a partir de relatose da observação direta em rituais executados pelos especialistas xamânicosKatukina em atividade, assim como da consulta à bibliografia especializada.

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Publicado

2012-12-07

Como Citar

Góes, P. R. H. de. (2012). Ciência boa: modos de aprendizado, percepção e conhecimento entre os Katukina/Pano. Revista De Antropologia, 55(1). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.46964

Edição

Seção

Dossiê