“Seu funeral, sua escolha”: rituais fúnebres na contemporaneidade

Autores

  • Rachel Aisengart Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edlaine de Campos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.38585

Palavras-chave:

Ritos funerários, individualização, vida/morte, ciclo de vida.

Resumo

Vida e morte são conceitos centrais para a compreensão das concepções de pessoa e estão presentes em distintas culturas. Os modos de administração do início e término da vida são os mais diversificados e dependem das crenças compartilhadas, elaboradas por cada grupo social. Este artigo se insere no conjunto de estudos antropológicos dedicados ao tema da morte e aos rituais a ela correspondentes. Em sociedades ocidentais, observam- se, na contemporaneidade, mudanças significativas e permanências no que tange ao estatuto dos vivos e dos mortos. Com base no exame de notícias da mídia e de bibliografia sobre o tema, são desenvolvidas reflexões acerca das mudanças nos rituais fúnebres. Tal escolha é justificada pela possibilidade de apreensão de noções, crenças e valores que constituem nódulos centrais em nossa cosmologia, como pessoa/indivíduo, ciclo de vida, etapas da vida, dor, natureza/cultura, vida/morte, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rachel Aisengart Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1976), Mestrado em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000), Doutorado em Saúde Coletiva (instituto de Medicina Social/UERJ, 2004) e Pós-doutorado em Antropologia Social (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ, bolsista do CNPq, 2005 e 2006). Atualmente é Professora Adjunta I do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (IESC/UFRJ). Tem experiência nas áreas: Saúde Coletiva, Antropologia do corpo, da saúde, da medicina, das emoções e da religião, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: corpo, emoções, saúde/doença, vida/morte, instituições de saúde e prática médica.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Seu funeral, sua escolha”: rituais fúnebres na contemporaneidade. (2012). Revista De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.38585