Dos pactos com o Diabo, a Sereia e os Apus: sobre a participação de não-humanos na constituição do corpo dos danzantes de tijeras (Ayacucho, Peru)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.139699

Palavras-chave:

dança, corpo, Andes, Peru.

Resumo

 

A danza de tijeras é parte das celebrações da Festa da Água em Andamarca (Departamento de Ayacucho, Peru) no mês de agosto. Durante a festa os danzantes fazem apresentações e competições em praça pública desafiando sua resistência física: perfuram o corpo com pregos e espinhos, cortam-se com cacos de vidros, caminham sobre brasas. Para que tenham êxito ao realizarem tais desafios, os danzantes fazem negociações contínuas através de pactos e pagapas com seres não-humanos, principalmente com o Diabo, a Sereia e os Apus, aqueles que lhes outorgam proteção e poder. Se tais negociações forem ignoradas, tais seres podem lhes hacer daño, propiciando infortúnios e males diversos. Longas caminhadas para alcançar lugares virgens, nunca antes pisados por um humano, são outra forma de tornar-se um bom danzante, de acumular mais força e poder para tornar-se um maestro.Este trabalho destaca aspectos da relação desses dançarinos com seres não-humanos (Apus, Pachamama,Diabo, Sereiaentre outros) e de como seu corpo precisa ser constituído por eles para que seja um corpo completo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Indira Viana Caballero, Universidade Federal de Goiás
    Indira Viana Caballero é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás, bolsista PNPD/Capes.

     

Referências

ALLEN, Catherine. [1988] 2008. La coca sabe: coca e identidad cultural en una comunidad andina. Cuzco, Centro Bartolomé de las Casas.

ARCE SOTELO, Manuel. 2006. La danza de tijeras y el violín de Lucanas. Lima, Instituto de Etnomusicología de la Pontificia Universidad Católica del Perú.

ARGUEDAS, José María1970 Relatos Completos. Buenos Aires, Editorial Losada.

ARNOLD, Denise; YAPITA, Juan de Dios. 1996. Madre melliza y sus crías. Ispall Mama Wawampi. Antología de la papa. La Paz, Hisbol/ILCA.

ARNOLD, Denise; YAPITA, Juan de Dios. 1998. Río de vellón, río de canto. Cantar a los animales, una poética andina de la creación. La Paz, ILCA/HISBOL.

BARCELOS NETO, Aristóteles. 2011. “A serpente do corpo repleto de canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado”. Revista de Antropologia, São Paulo, 54 (2): 981-1012.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2006. “A força dos pensamentos e o fedor do sangue”. Revista de Antropologia,São Paulo, 49 (1): 206-243.

BELAUNDE, Luisa Elvira. [2005] 2008. El recuerdo de Luna. Género, sangre y memoria entre los pueblos amazónicos. Lima, Centro Amazónico de Antropología y Aplicación Práctica.

BUGALLO, Lucila. 2014. “Flores para el ganado. Una concepción puneña del multiplico (puna de Jujuy, Argentina)”. In: RIVERA ANDÍA, Juan Javier (ed.). Comprender los rituales ganaderos en los Andes y más allá. Etnografías de lidias, herranzas y arrierías. Aachen, Bonner Amerikanistische Studien, pp.311-363.

CABALLERO, Indira Viana. 2018. “Corpos que bebem, dançam e trabalham juntos: entre os ritmos da festa e do trabalho coletivo nos Andes peruanos”. Revista Tellus, ano 18, n. 35: 59-84.

DINATO, Daniel; LEITE, Gabriela Aguillar; FERREIRA, José Cândido; LISBOA, Paulo Victor. 2016. “Aristóteles Barcelos Neto, antropólogo colecionador”. PROA: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, n. 6: 175-194.

FERRIER, Claude. 2012. “El arpa en la cosmovisión andina”. Revista Argentina de Musicología, n. 12-13: 125-150.

FLETY, Laura. 2015. Les Cortèges de la fortune. Dynamiques sociale et corporelles chez les danseurs de morenada (La Paz, Bolivie). Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, tese de doutorado.

FLORES, Eugenia. 2016. “Las artes de leer e interpretar las hojas de coca”. PROA: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, n. 6: 141-160.

MARTÍNEZ, Rosalía. 2014. “Músicas, movimientos, colores em la fiesta andina. Ejemplos bolivianos”. Anthropologica, Lima, año XXXII, n. 33: 87-110.

MENDÍVIL, Julio. 2012 .“‘Dos, tres, grabando’ la tecnología del sonido y naturalización de los medios en el caso del huayno peruano”. Revista Argentina de Musicología, Buenos Aires, n. 12-13: 103-124.

MENDÍVIL, Julio. 2015. “De calandrias, ríos y pinkuyllus. La música en la obra de José María Arguedas”. In: AHLE, Niko; HUHLE, Teresa. Die subversive Kraft der Menschenrechte. Rainer Huhle zum radikalen Jubiläum. Oldenburg, Paulo Freire Verlag, pp. 347-375.

MILLONES, Luis; TOMOEDA, Hiroyasu; FUJII, Tatsuhiko (eds.).1998. Historia, religión y ritual de los pueblos ayacuchanos. Osaka, National Museum of Ethnology.

MIRANDE, Maria Eduarda. 2005. “‘Ábrase esta rueda, vuélvase a cerrar’. La construcción de la identidad mediante el canto de coplas”. Cuadernos FhyCS-UNJu, San Salvador de Jujuy, n. 27: 99-110.

NASH, June. 1979. We Eat the Mines and the Mines Eat Us: Dependency and Exploitation in Bolivian Tin Mines. New York, Columbia University Press.

NUÑEZ REBAZA, Lucy. 1991. Los Dansaq. Lima, Instituto Nacional de Cultura/Museo de Nacional de la Cultura Peruana.

PLATT, Tristan[2001]. 2009. “O feto agressivo, parto, formação da pessoa e mito-história nos Andes”. Tellus, Campo Grande, ano 9, n. 17, jul./dez.

RIVERA ANDÍA, Juan Javier (ed.).2014. Comprender los rituales ganaderos en los Andes y más allá. Etnografías de lidias, herranzas y arrierías. Aachen, Bonner Amerikanistische Studien.

SEEGER, Anthony. 2004. “The Selective Protection of Musical Ideas: The ‘Creations’ and the Dispossessed”. In: VERDERY, Katherine; HUMPHREY, Caroline (ed.). Property in Question. Value Transformation in the Global Economy. Oxford/New York, BERG, pp.69-83.

SIGL, Eveline. 2009. “Donde papas y diablos bailan. Danza, producción agrícola y religión en el altiplano boliviano”. Maguaré, Bogotá, n. 23: 303-341.

SIGL, Eveline. 2011. “Cuando mujeres se visten de flores y chacras bailan”. Anthropos, St Augustin,tomo 105 (1): 475-492.

SPEDDING, Alison2008 “La persona humana en los Andes”. In: SPEDDING. Religión en los Andes. Extirpación de idolatrías y modernidad de la fe andina. La Paz, ISEAT, pp.79-101.

STOBART, Henry. 1996. “Los wayñus que salen de las huertas. Música y papas en una comunidad campesina del Norte de Potosí”. In: ARNOLD, Denise; YAPITA, Juan de Dios. Madre melliza y sus crías. Ispall Mama Wawampi. Antología de la papa. La Paz, Hisbol/ILCA, pp.413-430.

STOBART, Henry. 2006. Music and Poetics of Production Bolivan Andes. Ashgate, Aldershot.

TAUSSIG, Michael. [1980] 2010. O diabo e o fetichismo da mercadoria na América do Sul. São Paulo, Editora Unesp.

VEGA, J. J. 1995. “Antecedentes históricos de la Danza de Tijeras”.Cuadernos de cultura popular, Lima, n.1: 2-13.

VILLEGAS FALCÓN, A.1998. La Danza de las Tijeras. Lima, Biblioteca Nacional del Perú.

WISSLER, Holly. 2010. “Q’eros, Perú: la regeneración de relaciones cosmológicas e identidades específicas a través de la música”. Anthropológica, Lima, Año XXVIII, n. 28: 93-116.Recebido em 16 de outubro de 2017. Aceito em 1 de abril de 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caballero, I. V. (2019). Dos pactos com o Diabo, a Sereia e os Apus: sobre a participação de não-humanos na constituição do corpo dos danzantes de tijeras (Ayacucho, Peru). Revista De Antropologia, 62(2), 382-402. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.139699