Avaliação de desempenho no ministério da ciência e tecnologia: um estudo do modelo de sink e tuttle

Autores

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena Universidade de Brasília
  • Gileno Fernandes Marcelino Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Modelo Sink e Tuttle, MCT.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é verificar se o Modelo de Avaliação de Desempenho de Sink e Tuttle pode ser empregado no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A metodologia da pesquisa é do tipo descritiva e exploratória. O modelo de Sink e Tuttle possuem sete construtos, destes, foram escolhidas cinco, a saber: Eficácia, Eficiência, produtividade, Inovação e Qualidade. No total foram respondidos 142 (cento e quarenta e dois) questionários. O teste ?2 mostra no modelo de Sink e Tuttle que o grau de instrução influencia os níveis de produtividade nas Unidade de Pesquisa e Organização Social (UPOS). As unidades (INPE, CBPF, CETEM) são as que apresentam maior nível de tecnologia. Na análise da Correlação teve-se 8 variáveis que mais se destacaram e ficou evidente que o principal construto do modelo para as UPOS foi o da eficiência. No tocante às variáveis mais importantes, as duas principais foram eficiência no trabalho e qualidade, reforçando a idéia de que as características das unidades influenciam o desempenho das unidades. É consenso entre as unidades que a força de trabalho está aquém das necessidades de cada unidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade de Brasília
    Prof. do Depto de Finanças e Contabilidade; Mestre e doutor em contabilidade pela UnB
  • Gileno Fernandes Marcelino, Universidade de Brasília
    Prof. da UnB e pos-doutor pela USP

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação de desempenho no ministério da ciência e tecnologia: um estudo do modelo de sink e tuttle. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 51-70. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100132