Análise do processo de difusão da tecnologia do bloco estrutural em João Pessoa-PB

Autores

  • João Moraes Sobrinho Universidade Federal da Paraíba
  • Petrúcio Dumont Mamede Silva Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Rachel Costa Ramalho Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Egídio Luiz Furlanetto Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Inovação, Difusão, Bloco estrutural.

Resumo

O processo de difusão tecnológica é assunto da maior relevância dentro da área de estudos em inovação. O processo de difusão tecnológica consiste na comunicação de uma inovação através de certos canais ao longo de determinado intervalo de tempo dentre membros de um sistema social e é condicionado por barreiras culturais, sociais e econômicas. Estudar o processo de difusão é importante porque a inovação é uma importante impulsionadora do desenvolvimento econômico de países e do bem-estar de suas populações e favorece uma melhor compreensão acerca do processo de inovação. O objetivo deste trabalho foi identificar quais elementos influenciam o processo de difusão da tecnologia de blocos estruturais em João Pessoa. O bloco estrutural é um tijolo especial de construção apoiado no desenvolvimento técnico da alvenaria estrutural, que consiste na utilização das paredes como principal estrutura de suporte de edificações por onde as cargas horizontais e verticais são transferidas até as fundações, reduzindo o uso de estruturas de concreto armado. A pesquisa, caracterizada como estudo multicaso, apresenta abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que os elementos influenciadores do processo de difusão, com base no modelo proposto por Hall, influenciam a adoção do tijolo estrutural. Embora não existam políticas públicas específicas de incentivo à difusão do bloco estrutural, a difusão deste sofreu influência do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Moraes Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba
    Mestrado em Administração andamento pela Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Especializações em Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor de Administração.
  • Petrúcio Dumont Mamede Silva Filho, Universidade Federal da Paraíba
    Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.
  • Rachel Costa Ramalho Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.
  • Egídio Luiz Furlanetto, Universidade Federal da Paraíba
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (Mestrado/Doutorado)

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise do processo de difusão da tecnologia do bloco estrutural em João Pessoa-PB. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 198-219. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100141