PRÁTICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE PAPEL E CELULOSE DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Paula de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Alonso Borba Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Orçamento de Capital, Técnicas, Segmento, Papel e Celulose.

Resumo

As companhias, bem como as indústrias, operam em um ambiente cada vez mais competitivo. Sendo assim, as decisões relativas a investimentos de capital são, indiscutivelmente, as mais importantes para garantir o sucesso da empresa. Dessa forma, o orçamento de capital se destaca por ser o processo de tomar decisões de planejamento de longo prazo para os investimentos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é fornecer evidências sobre práticas de orçamento de capital em empresas do setor de papel e celulose. Para construir o referencial teórico foi realizada pesquisa bibliográfica na base de dados Periódicos da Capes, área de Ciências Sociais Aplicadas, utilizando as palavras-chave “capital budgeting”. A estruturação do referencial revelou escassez de estudos sobre o tema, o que reforça a importância de se realizar pesquisas acerca das práticas orçamentárias de capital nas empresas. Para atingir o objetivo do estudo utiliza-se aplicação de questionários para coleta dos dados em sete companhias, do segmento de papel e celulose, registradas na Bolsa de Valores – BM&FBOVESPA. A estatística descritiva foi aplicada sobre os resultados, visando melhorar a base das discussões. Os resultados revelam que as empresas utilizam principalmente a Taxa Interna de Retorno na análise do orçamento de capital, com análise de cenários e de sensibilidade para verificar o risco do investimento e que há similaridade na freqüência do uso das técnicas para definição da taxa mínima de retorno aceitável. As empresas indicaram a análise financeira e escolha do projeto como a etapa mais importante e difícil do processo de investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Fez pós-doutoramento na Universidad de Valéncia-Espanha (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

José Alonso Borba, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela- Universidade de São Paulo (2001). Foi visiting schollar (doutorado sanduiche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2000-2001). Fez pós-doutoramento na Hautes Études Commerciales de Montréal, Canada e na Rutgers University, USA (2007-2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Como Citar

Souza, P. de, Lunkes, R. J., & Borba, J. A. (2014). PRÁTICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE PAPEL E CELULOSE DA BM&FBOVESPA. INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 56-78. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100215

Edição

Seção

Artigos