A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA

Autores

  • Vinicius Dornelles Valent Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Geni de Sales Dornelles
  • Joice Zagna Valent Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Oligopólio, gestão estratégica, inovação, empreendedorismo

Resumo

Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Dornelles Valent, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Administração no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Mestre em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Geni de Sales Dornelles

Graduada em Administração de Empresas, Administração Pública e Jornalismo pela UFRGS; Mestre em Administração pela UFRGS e em Filosofia pela PUC/RS; Doutora em Administração pela FGV/EAESP.

Joice Zagna Valent, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2014-11-06

Como Citar

Valent, V. D., Dornelles, G. de S., & Valent, J. Z. (2014). A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA. INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 125-149. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100218

Edição

Seção

Artigos