CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES

Autores

  • Marina Nascimento Lemos Barboza Universidade da Amazônia
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Inovação Tecnológica, Ideologia Verde, Produtos Convergentes.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos integrados tecnológicos com a inserção de atributos verdes, como por exemplo, smartphones com carregador solar. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi proposta uma análise netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorização os grupos participantes deste argumento. Desenvolvida esta categorização e distinção dos segmentos de consumidores para o objeto tecnológico com inserção de atributos verdes, foram apresentados os resultados através de manchetes (headlines) que designariam os grupos de usuários. Dado este ambiente de pesquisa, o estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos) inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão das redes sociais, apresentou consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Nascimento Lemos Barboza, Universidade da Amazônia
    Acadêmica do Curso de Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA, bolsista Programa de Iniciação Científica do CNPQ. Participante do grupo de Marketing Tecnológico que realiza pesquisas quantitativas e qualitativas sobre comportamento do consumidor em relação aos produtos de alta tecnologia.
  • Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia
    Pós-Doutorando na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing), no período de set/2007 à jun/2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). É professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA, professor da Faculdade de Belém (FABEL) e Editor Adjunto da Revista Ensinagem, ambas IESs em Belém do Pará. Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como IJTMkt - International Journal of Technology Marketing, IEEE Transactions on Engineering Management, JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras além das conferências nas áreas de expertise.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 150-175. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100219