A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E DESEMPENHO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES DE SERVIÇOS EM FIRMAS FRANCESAS

Autores

  • Cristina Castro Lucas de Souza Universidade de Brasília
  • Elaine Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eda Castro Lucas Universidade de Brasília
  • Jean Philippe Université Aix Marseille III
  • Pierre-Yves Leo Université Aix-Marseille III

Palavras-chave:

Inovação em serviços, Desempenho Internacional, Partial Least Square

Resumo

Partindo do pressuposto que a internacionalização pode ser um fator determinante para que as empresas, no setor de serviço, percebam a inovação como primordial para o desenvolvimento, este artigo tem como objetivo determinar como se dá a relação entre a inovação de serviços e o desempenho internacional de empresas de serviços. Com base em marco teórico desenvolvido a partir de teorias de internacionalização e inovação de serviços, foi construído um modelo sobre as relações entre estes fatores, incluindo as seguintes variáveis: desempenho internacional, inovação de serviço, experiência internacional, competência internacional, capacidade organizacional, capacidade relacional e capacidade da empresa de utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação. O questionário utilizado para a coleta dos dados foi construído a partir dos indicadores desses fatores e avaliado em uma escala Likert de 5 itens. A amostra, retirada de banco de dados francês Altares e após várias seleções, foi constituída por 51 empresas. O método utilizado para tratamento dos dados, o Partial Least Square (PLS), revelou uma relação entre inovação e o desempenho internacional das empresas estudadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E DESEMPENHO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES DE SERVIÇOS EM FIRMAS FRANCESAS. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 227-254. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100222