ADOÇÃO DE INOVAÇÕES EM MERCADOS EM REDE: UMA ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL NO BRASIL

  • Marco Aurelio de Souza Rodrigues
  • Paula Castro Pires de Souza Chimenti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Ramos Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Estratégia, Difusão da Inovação, Inovação, Novas Mídias, e-Learning, Livro Didático

Resumo

Modelos de adoção de novas tecnologias são usualmente centrados no consumidor final. Entretanto, casos como a disputa entre tecnologias similares como Blu-Ray e HD-DVD sugerem que a difusão da inovação não depende apenas do consumidor, mas da criação de uma plataforma dominante capaz de atrair o máximo de complementares. O objetivo deste estudo é compreender a adoção de tecnologias em mercados mediados por plataformas, levantando os fatores que influenciam a inovação além do comportamento do consumidor. O estudo abordou a indústria editorial brasileira, investigando o impacto do livro didático digital neste setor. Entre abril e dezembro de 2012, foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores de grandes editoras de livros didáticos do Brasil. O estudo sugere que, além de pais e alunos, outros atores influenciam a adoção do livro didático digital. Se editoras e professores estão reticentes, o governo, as plataformas de conteúdo digital e os Sistemas de Ensino são impulsionadores do livro didático digital. O estudo explora as motivações destes atores, sugerindo que a difusão de inovações em mercados em rede deve ser compreendida a partir de um olhar sistêmico, além dos modelos tradicionais.

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Biografia do Autor

Marco Aurelio de Souza Rodrigues
Marco Rodrigues é doutorando em Administração pelo Coppead – UFRJ. É mestre pelo Coppead e participou do MBA Extended Program da Wharton Business School. É formado em comunicação social pela UFRJ e possui mais de 12 anos de experiência em Publicidade e Propaganda.
Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Paula Chimenti é professora da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Administração pelo Instituto Coppead, possui Mestrado em Administração e Especialização em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pela qual se graduou em Comunicação Social. Possui mais de 10 anos de experiência profissional em empresas de diferentes setores, nas quais teve oportunidade de atuar nas áreas de marketing e comunicação. Como docente, lecionou em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio, Ibmec e UFRJ. É coordenadora do curso Coppead Marketing.
Roberto Ramos Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Roberto Nogueira é professor da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual leciona desde 1983. É Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pelo Coppead e Graduado em Economia e Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Lecionou o tema de Reconfiguração de Indústrias Induzida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no programa Building Ventures in Latin America da Harvard Business School. É responsável pela disciplina IT and Global Competition no Global Partners MBA da Georgia State University, Sorbonne e Coppead. É professor visitante da University of San Diego e da Audencia Nantes École de Management. Publicou três livros e vários artigos no Brasil e exterior.
Publicado
2015-01-10
Como Citar
Rodrigues, M., Chimenti, P., & Nogueira, R. (2015). ADOÇÃO DE INOVAÇÕES EM MERCADOS EM REDE: UMA ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL NO BRASIL. INMR - Innovation & Management Review, 11(4), 159-192. https://doi.org/10.11606/rai.v11i4.100278
Seção
Artigos