ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COMO MEDIDA DE SUCESSO: UM ESTUDO COM EMPRESAS PARTICIPANTES DOS PRÊMIOS FINEP E NACIONAL DE INOVAÇÃO

  • Ana Paula Matias Faculdade Capivari
  • Ricardo Boeing da Silveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: Prêmios de inovação, Envolvimento com o consumidor, PDP.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de envolvimento dos consumidores em processos de PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos), como medida de sucesso no lançamento de novos produtos, além de discutir, a partir dos resultados que foram encontrados, se os prêmios de inovação no Brasil, são realmente para premiar produtos e/ou projetos inovadores, ou se são apenas prêmios de promoção da inovação. Para alcançar os objetivos a que se propôs este trabalho, optou-se pela abordagem quantitativa do tipo survey e descritiva quanto aos seus fins. A coleta de dados foi realizada através de questionário eletrônico, encaminhado via e-mail aos gestores das empresas classificadas e vencedoras nos prêmios FINEP e Nacional de Inovação, entre os anos de 2008 e 2011. Para as análises estatísticas multivariadas dos dados utilizou-se o teste não paramétrico Mann-Whitney, a análise discriminante e a regressão linear com variável Dummy, as análises estatísticas univariadas utilizam a análise de variância – ANOVA. A tabulação dos dados foi feita utilizando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos demonstram que, 100% das empresas estudadas possuem algum tipo de mecanismo de envolvimento com o consumidor implantado. Constatou-se também, que as ferramentas de interação com o consumidor menos utilizado por essas empresas são as virtuais. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Matias, Faculdade Capivari
Mestre em Administração (UNIVALI), professora da Faculdade Capivari (FUCAP), desde 2010, Coordenadora da CPA-FUCAP e Tutora Externa do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), desde 2011
Ricardo Boeing da Silveira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV
Professor da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Marcelo Moll Brandão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV
Professor da Programa de Pós-gradução da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Publicado
2015-03-27
Como Citar
Matias, A., Silveira, R., & Brandão, M. (2015). ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COMO MEDIDA DE SUCESSO: UM ESTUDO COM EMPRESAS PARTICIPANTES DOS PRÊMIOS FINEP E NACIONAL DE INOVAÇÃO. INMR - Innovation & Management Review, 12(1), 174-200. https://doi.org/10.11606/rai.v12i1.100321
Seção
Artigos