CAPACIDADES DINÂMICAS BASEADAS EM CONHECIMENTO E TIPOS DE INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK DE ANÁLISE

Autores

  • Mateus Panizzon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

VBC – Visão Baseada em Conhecimento, Capacidades dinâmicas, Capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento, Recursos, Inovação, Desempenho de inovação.

Resumo

As Capacidades Dinâmicas (CD) consistem um conceito bastante desenvolvido e pesquisado na área de Estratégia, mas que, no entanto, evidenciam uma falta de uniformidade em sua definição e dimensões componentes quando abordadas pelos diferentes autores. Esta pesquisa tem como objetivo propor um framework de análise das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento (CDBC) e os distintos tipos de Inovação, construído a partir da síntese de estudos tipo survey desenvolvidos analisando a relação entre as CDBC e desempenho de inovação. Partindo-se das categorias identificados por Denford (2013) para compreensão deste e por meio da estratégia de análise de conteúdo, buscou-se identificar a dimensões associadas, de que forma foram operacionalizadas e que tipo de relação foi encontrada. Como resultado, após discussão das convergências e divergências entre as abordagens de CDBC, este trabalho propõe um framework para orientar pesquisas futuras entre CDBC e Inovação, o Modelo Unificado das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus Panizzon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Administração pela em associação ampla da Universidade de caxias – USC e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
  • Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul
    Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.
  • Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutor em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutor em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPACIDADES DINÂMICAS BASEADAS EM CONHECIMENTO E TIPOS DE INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK DE ANÁLISE. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(1), 271-302. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100325