A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCA

Autores

  • Lisete Barlach Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Lucas Pereira dos Santos Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Palavras-chave:

Inovação, Vintage, Retrô.

Resumo

Embora se reconheça a existência de uma tendência ao lançamento de produtos com design retrô e estilo vintage, poucas são as pesquisas que se propõem a analisar o fenômeno e escassos são os estudos que enfrentam o aparente paradoxo dessa tendência com relação à inovação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental e bibliográfica, o presente artigo discute esse fenômeno, buscando contribuir para sua melhor compreensão. Conclui que as tendências retrô e vintage, enquanto representações sociais associam-se ao desejo de recuperar momentos anteriores do processo produtivo ou, como afirma Yamamari (2013), “tentam evocar a sensação de unicidade que um produto artesanal possuía, remetendo a uma época em que as mercadorias eram, necessariamente, feitas com um dispêndio maior de tempo e trabalho, o que subentende um cuidado e personalização na produção”. A representação social de produtos artesanais, no universo simbólico, tem sido apropriada como estratégia de marketing e utilizada pelas áreas de inovação de grandes empresas, sendo bem sucedida em atender, no plano imaginário, ao desejo dos clientes.

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Biografia do Autor

Lisete Barlach, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – USP
Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP

Lucas Pereira dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Graduando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP

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Publicado

2015-06-25

Como Citar

Barlach, L., & Santos, L. P. dos. (2015). A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCA. INMR - Innovation & Management Review, 12(2), 257-269. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100341

Edição

Seção

Artigos