CONSTRUINDO UMA ESCALA MULTIITENS PARA AVALIAR OS FATORES DETERMINANTES DO USO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Alberto Luiz Albertin Fundação Getulio Vargas
Palavras-chave: Inovação Tecnológica, Docentes, Educação a Distância.

Resumo

O objetivo deste estudo é testar estatisticamente a adequação de um modelo de escala multiitens com intuito de avaliar os fatores que determinam o uso de inovação tecnológica na Educação a Distância, na percepção dos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para alcançar o objetivo deste estudo, verificaram-se, por meio de uma pesquisa na literatura, os atributos que influenciam no uso de inovação tecnológica, identificaram-se os construtos propostos por Rogers (1983) e posteriormente ampliados por Moore e Benbasat (1991), fundamentados pela Teoria da Difusão de Inovação (TDI). A amostra do estudo corresponde a 436 docentes atuantes em cursos na modalidade à distância na área de negócios. Os construtos testados são: a vantagem relativa, a compatibilidade, a facilidade de uso, a experimentação, a imagem, a demonstração de resultado, a visibilidade, o voluntarismo e o uso da inovação tecnológica (determinado, neste estudo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)). O teste estatístico utilizado para a validação dos construtos foi a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Após a purificação do modelo, os resultados apontaram que os índices de ajustes do modelo foram adequados, os resultados comprovaram a validade convergente e discriminante, e todos os construtos evidenciaram consistência e confiabilidade. Assim, o modelo de medição tornou-se apropriado, ou seja, os itens medem adequadamente os construtos propostos para avaliar os fatores que determinam o uso de inovação tecnológica na Educação a Distância.

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Biografia do Autor

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Professora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Alberto Luiz Albertin, Fundação Getulio Vargas
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professor da Fundação Getulio Vargas – FGV
Publicado
2015-06-25
Como Citar
Leal, E., & Albertin, A. (2015). CONSTRUINDO UMA ESCALA MULTIITENS PARA AVALIAR OS FATORES DETERMINANTES DO USO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. INMR - Innovation & Management Review, 12(2), 317-343. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100344
Seção
Artigos