INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DO SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS

  • Ricardo Augusto Bonotto Barboza Centro Universitário de Araraquara
  • Sérgio Azevedo Fonseca Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Geralda Cristina Freitas Ramalheiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Resposta técnica, Inovações de baixa complexidade, Empreendimentos de pequeno porte, Gestão do conhecimento, Gestão da inovação.

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma pesquisa realizada com norte em dois objetivos principais: o primeiro, de traçar o perfil, institucional, estrutural e operacional de um sistema de apoio a inovações de baixa complexidade para empreendimentos de pequeno porte, organizado no formato de rede nacional de instituições, acadêmicas, tecnológicas e representativas do meio empresarial; o segundo, de avaliar as atividades, e as contribuições para a geração de inovações, de um dos agentes de respostas técnicas integrantes dessa rede. A pesquisa revelou que a estratégia central da rede é a de atendimento a demandas espontâneas, restringindo-se à prestação de serviços de elaboração de notas técnicas. Já a instituição cujas atividades foram avaliadas buscou diferenciar suas atividades, adotando uma estratégia de indução de demandas, que vai além da simples elaboração de notas técnicas e passa a atuar como efetivo agente de inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Bonotto Barboza, Centro Universitário de Araraquara
Possui Graduação em Ciências Econômicas pela UNESP/Araraquara (1998), Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Doutorado em Alimentos e Nutrição pela UNESP/Araraquara (2011) e Pós Doutorado pela UNESP/Araraquara. É Professor Doutor do Departamento de Administração de Empresas do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Pesquisador Doutor da UNESP/Araraquara e da agência Italiana de Desenvolvimento - Sviluppumbria.
Sérgio Azevedo Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Sergio Azevedo Fonseca concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2000, tendo se tornado livre-docente em Administração pela UNESP em junho de 2010. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua, também, como docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, da Universidade Federal de São Carlos. Publicou 16 artigos em periódicos especializados e 100 trabalhos completos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros publicados. Orientou 16 estudantes de graduação do curso de Administração Pública, em trabalhos de iniciação científica, com bolsa. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens. Entre 1998 e 2007 coordenou 9 projetos de pesquisa. Atualmente participa de seis projetos, de pesquisa e extensão, coordenando quatro deles. Atua na área de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Local. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes, na contextualização da produção científica e tecnológica, são: Políticas Públicas Sócio-Ambientais; Incubadoras de Empresas, Desenvolvimento Local Sustentável, Inovação na Micro e Pequena Empresa, Cooperação Universidade-Empresa-Sociedade, Gestão da Inovação, Economia Solidária
Geralda Cristina Freitas Ramalheiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão, modelo de avaliação, limitações financeiras e incubadora de empresas.
Publicado
2015-09-29
Como Citar
Barboza, R. A., Fonseca, S., & Ramalheiro, G. C. (2015). INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DO SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. INMR - Innovation & Management Review, 12(3), 329-349. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101225
Seção
Artigos