ADOÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS NA NUVEM: UM ESTUDO COM USUÁRIOS FINAIS

  • Adrianne Paula Vieira Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Figueiredo Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anatalia Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Inovação, Computação em Nuvem, Adoção de Sistemas de Armazenamento na Nuvem.

Resumo

O sistema de armazenamento de dados é um serviço da computação em nuvem, que está modificando a maneira com que usuários finais e empresas utilizam a tecnologia da informação. Embora esse fenômeno chame a atenção de profissionais e da comunidade acadêmica, ainda são escassos os estudos nacionais sobre o tema. Este artigo objetiva identificar os fatores que influenciam a adoção de sistemas de armazenamento online de dados, empregando a Teoria da Difusão da Inovação (IDT). A amostra da pesquisa é composta por usuários do Facebook© no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário online, em que foram validadas 189 respostas. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais, através do método de mínimos quadrados parciais via PLS-PM. Os resultados mostraram que fatores como Compatibilidade, Facilidade de Uso, Vantagem Relativa e Visibilidade determinam a adoção de sistemas de armazenamento na nuvem. A partir destes resultados, as empresas que fornecem esses serviços poderão criar estratégias para maior difusão e comercialização desta inovação. O estudo também avança no campo teórico da adoção da computação em nuvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianne Paula Vieira Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutoranda em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Gabriela Figueiredo Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutoranda em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Anatalia Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pós-doutorado na Université Pierre Mendès-France (UPMF), França. Mestre e Doutora pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Nível Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação do CNPq. Orientadora de pesquisas de doutorado, mestrado, especialização e graduação em Administração e Engenharia de Produção. Leciona nas áreas de Gestão de Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Governo Eletrônico.Temas de interesse: Modelos de adoção de inovação organizacional e individual; Uso, difusão e impactos de TIC; Comportamento do e-Consumidor.
Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). É professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. Coordena as especializações Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura de Nuvem na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRN.
Publicado
2015-12-30
Como Citar
Andrade, A., Dias, G., Ramos, A., & Sousa Neto, M. (2015). ADOÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS NA NUVEM: UM ESTUDO COM USUÁRIOS FINAIS. INMR - Innovation & Management Review, 12(4), 04-25. https://doi.org/10.11606/rai.v12i4.101243
Seção
Artigos