A CARACTERIZAÇÃO DO DESIGN THINKING COMO UM MODELO DE INOVAÇÃO

  • Mayara Atherino Macedo Faculdade do Vale Itajaí Mirim
  • Paulo Augusto Cauchick Miguel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nelson Casarotto Filho
Palavras-chave: Inovação, Processos de inovação, Modelos de inovação, Design thinking

Resumo

Para as organizações manterem-se competitivas em um mercado que está em constante mudança, é preciso ofertar soluções inovadoras ao mercado, atendendo às necessidades do consumidores. Para gerar inovações alinhadas às estratégias empresariais são necessários processos de coordenação das atividades dos diferentes setores da empresa, em outras palavras, é preciso que seja desenvolvido um processo de inovação na organização. Na última década o design thinking vem sendo utilizado para promover a inovação nas organizações, neste contexto, surge o questionamento se a área realmente contribui para gerar inovação e se abrange toda a gama de tipos de inovação. Com isso, o objetivo do trabalho é caracterizar o design thinking como um modelo de inovação. A pesquisa tem caráter teórico conceitual, através do desenvolvimento de uma revisão da literatura sobre inovação, e análise de publicações com dados empíricos sobre design thinking. A análise dos dados empíricos evidenciou que o design thinking é indicado para inovações abertas, sendo possível gerar inovações de várias naturezas (radical, semirradical e incremental) e tipos (produto, serviço, processo, organizacional e de marketing). A pesquisa concluiu, com base nos requisitos essenciais de um processo de inovação e nas principais características de um modelo de inovação, que o design thinking pode ser caracterizado como um modelo de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Atherino Macedo, Faculdade do Vale Itajaí Mirim
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC. Professor da Faculdade do Vale Itajaí Mirim –FAVIM
Paulo Augusto Cauchick Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em Manufacturing Engineering pela Universityof Birmingham, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC
Nelson Casarotto Filho
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC
Publicado
2015-09-29
Como Citar
Macedo, M., Miguel, P. A., & Casarotto Filho, N. (2015). A CARACTERIZAÇÃO DO DESIGN THINKING COMO UM MODELO DE INOVAÇÃO. INMR - Innovation & Management Review, 12(3), 157-182. https://doi.org/10.11606/rai.v12i3.101357
Seção
Artigos