A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

  • Natália Mendonça Terra
  • Jose Geraldo Pereira Barbosa Universidade Estácio de Sá
  • Marco Aurélio Carino Bouzada Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Inovação em produto, Inovação em processo, Desempenho financeiro, Lucratividade, Crescimento.

Resumo

O principal objetivo desse trabalho foi avaliar as relações entre desempenho de inovações em produtos (processos) e crescimento (lucratividade) de empresas brasileiras pertencentes a três setores: fabricação de máquinas e equipamentos; fabricação de produtos químicos e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Foram utilizados dados das pesquisas PINTEC (2003, 2005 e 2008) e PIA (2003 a 2010) coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Verificou-se, com base em resultados de regressões múltiplas e tratamento estatístico efetuado, a inexistência de uma relação positiva entre o desempenho de inovação em processo (produto) e lucratividade (crescimento). Em certa medida já se esperava que as inovações não fornecessem um nível de explicação alto para a variância em desempenho financeiro de empresas tendo em vista que a literatura indica outros fatores que também ajudam a explicar tal variância (atratividade do mercado, domínio de fontes de insumos, para citar apenas dois exemplos). Verificou-se também que a literatura visitada não é conclusiva sobre a relação entre inovação e desempenho financeiro, o que se deve em grande parte à diversidade de variáveis utilizadas na mensuração do desempenho tanto da inovação quanto financeiro.  Além da rejeição das hipóteses da pesquisa, o trabalho revelou outros resultados relevantes que podem subsidiar o gestor no processo decisório relacionado ao processo de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Mendonça Terra
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - UNESA
Jose Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estácio de Sá
Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro–UFRJ Professor da Universidade Estácio de Sá - UNESA
Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá
Doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração–UFRJ. Professor titular da Universidade Estácio de Sá - UNESA
Publicado
2015-09-29
Como Citar
Terra, N., Barbosa, J. G., & Bouzada, M. A. (2015). A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. INMR - Innovation & Management Review, 12(3), 183-208. https://doi.org/10.11606/rai.v12i3.101363
Seção
Artigos