RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ALCANCE DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Angela Cristiane Santos Póvoa Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helio Gomes de Carvalho Centro Universitário Internacional

Palavras-chave:

Inovação, Radar da Inovação, Dimensões da Inovação, Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), Inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Resumo

As organizações, em geral, têm buscado a inovação como meio para obtenção de vantagem competitiva. No contexto das micro e pequenas empresas (MPEs), essa prática tem sido apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que tem como objetivo fortalecer a prática da inovação pela identificação de oportunidades para inovar. A principal ferramenta utilizada neste trabalho é o Radar da Inovação, que tem como base o trabalho original de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006). Este artigo buscou alcançar dois objetivos i) analisar como as MPEs podem utilizar o Radar como instrumento para a construção de estratégias para a inovação; ii) analisar comparativamente os setores participantes da amostra no que se refere à dimensão em que ocorre a inovação bem como a importância da inovação para cada setor analisado. A amostra do estudo foi composta de 1139 micro e pequenas empresas que aderiram ao programa ALI em 2012, Localizadas no Estado do Paraná. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos como o de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney entre outros. Os resultados obtidos mostraram que as MPEs inovam por meio de dimensões semelhantes do Radar, ainda que pertençam a setores diferentes. Contudo, a diferença entre os setores analisados está na intensidade da inovação, que mostrou-se mais robusta no setor de software e mais fraca no setor moveleiro. Verificou-se ainda que muitas dimensões do Radar foram pouco exploradas, o que mostra grande potencial para obtenção de vantagem competitiva por meio da inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Wesley Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUCPR

Angela Cristiane Santos Póvoa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie.  Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Helio Gomes de Carvalho, Centro Universitário Internacional

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Centro Universitário Internacional – UNINTER

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Carvalho, G. D. G. de, Vieira da Silva, W., Santos Póvoa, A. C., & Gomes de Carvalho, H. (2015). RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ALCANCE DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. INMR - Innovation & Management Review, 12(4), 162-186. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101898

Edição

Seção

Artigos