DISRUPTIVE INNOVATION IN LOW-INCOME CONTEXTS: CHALLENGES AND STATE-OF-THE-ART NATIONAL RESEARCH IN MARKETING

Autores

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM)
  • Andres Rodriguez Veloso Universidade de São Paulo – FEA-USP, São Paulo, SP

Palavras-chave:

Innovation, Disruptive innovation, Marketing, Low income

Resumo

The low-income market has become the focus of many companies since the economic growth of emerging countries has been highlighted nationally and internationally. Thus, the development of innovations for this segment has also become a central issue in academia and management. Literature on disruptive innovation presents assumptions that justify its analysis in light of the low-income market. Thus, this article analyzes the concept of disruptive innovation in this market. For this purpose, the article is divided into two parts: the first focuses on a theoretical review of disruptive innovation, whilst the second presents a review of national publications dealing with this concept. The national literature review shows that few studies have been concerned with addressing these concepts in Business Administration and Marketing, especially considering aspects of the low-income context.

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Biografia do Autor

  • Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM)
    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.
  • Andres Rodriguez Veloso, Universidade de São Paulo – FEA-USP, São Paulo, SP
    Professor Livre Docente da Universidade de S]ao Paulo (2014) com a tese de livre docência "Análise de Conteúdo das Propagandas de Brinquedos no Brasil". Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008) com a tese "Estratégias de Segmentação e Posicionamento Direcionadas para o Mercado Infantil". Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001). Atua como Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, com ênfase no Mercado Infantil.Professor Livre Docente da Universidade de S]ao Paulo (2014) com a tese de livre docência "Análise de Conteúdo das Propagandas de Brinquedos no Brasil". Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008) com a tese "Estratégias de Segmentação e Posicionamento Direcionadas para o Mercado Infantil". Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001). Atua como Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, com ênfase no Mercado Infantil.

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Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DISRUPTIVE INNOVATION IN LOW-INCOME CONTEXTS: CHALLENGES AND STATE-OF-THE-ART NATIONAL RESEARCH IN MARKETING. (2017). INMR - Innovation & Management Review, 14(2), 162-167. https://revistas.usp.br/rai/article/view/115050