Processo de aprendizagem organizacional - estudo de caso na secretaria de uma instituição de ensino superior (IES)

Autores

  • Ana Carolina Spolidoro Queiroz Universidade Nove de Julho
  • Auta Maria da Silva Universidade Nove de Julho
  • Eurípedes Fernandes de Oliveira Jr. Universidade Nove de Julho

Resumo

Expostas ao ritmo acelerado de transformações de toda natureza no ambiente externo, as organizações cada vez mais percebem a volatilidade de eventual sucesso no passado e preocupam-se com a possibilidade de perderem competitividade em seu mercado. Assim, passa a ser central a questão do conhecimento, que deve ser discutida em seu caráter humano e social capaz de encontrar respostas para as indagações sobre as condições mais propícias e sua contínua criação, difusão e incorporação nos produtos, serviços e sistemas organizacionais de um modo geral. O presente artigo aborda a aprendizagem organizacional, aqui entendida como o modo pelo qual o conhecimento é interpretado e gera ação humana, sob a perspectiva, então, de que esse processo deva ser visto como um fenômeno dinâmico, que depende não apenas do contexto, mas notadamente das próprias pessoas envolvidas. Para a verificação dessa dinâmica, foi analisada a mudança ocorrida para tornar mais eficaz o atendimento aos alunos na secretaria de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES), expondo os funcionários a um imprescindível processo de aprendizado.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Spolidoro Queiroz, Universidade Nove de Julho
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – UNINOVE Doutora em Administração – FGV/SP
  • Auta Maria da Silva, Universidade Nove de Julho
    Mestranda em Administração – UNINOVE
  • Eurípedes Fernandes de Oliveira Jr., Universidade Nove de Julho
    Mestrando em Administração – UNINOVE

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo de aprendizagem organizacional - estudo de caso na secretaria de uma instituição de ensino superior (IES). (2006). INMR - Innovation & Management Review, 1(1), 20-34. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79022