Análise do processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal: o caso da companhia de saneamento básico do estado de São Paulo (SABESP)

Autores

  • Eva Stal Universidade Nove de Julho
  • Antonio Lopes Marinho Universidade Nove de Julho

Resumo

O presente trabalho analisa o processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal. O foco de análise é a Unidade de Negócio Leste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para esta análise foram abordados os seguintes aspectos: processo de descentralização orçamentária; identificação dos elementos facilitadores e inibidores do processo de descentralização; mudança no conteúdo do trabalho dos funcionários envolvidos no processo e a qualidade dos serviços relacionados à prática orçamentária. Foram comparadas as dinâmicas da gestão orçamentária, anterior e posterior à descentralização, envolvendo o sistema de controle orçamentário computacional da unidade analisada. Como procedimento metodológico, foi utilizado o estudo de caso, a partir de dados primários e secundários. A metodologia utilizada no trabalho permite sua adaptação ao estudo de situações similares em outras organizações. As conclusões mostram que o processo de descentralização da gestão orçamentária teve algumas falhas na sua implantação devido à ausência de um melhor planejamento, porém trouxe resultados benéficos para as Unidades Estratégicas de Negócios e para a empresa, pelo envolvimento de todos os funcionários envolvidos com a descentralização dessa gestão, buscando superar as contingências organizacionais e visando à maximização de resultados na esfera do planejamento financeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eva Stal, Universidade Nove de Julho
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – Uninove. Doutora em Administração – USP
  • Antonio Lopes Marinho, Universidade Nove de Julho
    Mestre em Administração – Uninove

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise do processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal: o caso da companhia de saneamento básico do estado de São Paulo (SABESP). (2006). INMR - Innovation & Management Review, 1(1), 35-49. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79023