Estudo sobre a confiabilidade da classificação dos atributos de um serviço pelo modelo kano de qualidade atrativa e obrigatória
Resumo
O Modelo Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória classifica os atributos de um produto ou serviço em atrativos, unidimensionais, obrigatórios, neutros ou reversos. Isso permite melhor identificar quais atributos são críticos e quais são um diferencial sob o ponto de vista do consumidor. Este trabalho estuda a influência da forma de apresentação das perguntas no questionário do Modelo Kano, melhorando sua confiabilidade. A identificação da classificação dos atributos pelo Modelo Kano é efetuada por meio de um questionário composto de duas perguntas para cada atributo: uma pergunta com a presença (positiva) e outra com a ausência (negativa) do atributo. A pesquisa procurou responder às seguintes perguntas: a) A forma seqüencial ou aleatória de apresentação das perguntas positivas e negativas influencia o resultado? b) A descrição da pergunta negativa com a palavra “não” tende a aumentar o número de classificações unidimensionais? Tendo os atributos de uma padaria/confeitaria como elementos estudados, foram elaborados quatro tipos diferentes de questionários, aplicados a uma amostra de aproximadamente 160 respondentes. As classificações obtidas a partir de cada tipo de questionário foram testadas para diferenças entre proporções com 95% de confiança. Como resultados, descobriu-se que a melhor forma de apresentação das perguntas no questionário é a forma “seqüencial”, com o uso da palavra “não” para descrever as perguntas negativas. A ordem seqüencial permite uma melhor discriminação por parte do respondente, aumentando na verdade o número de respostas atrativas e obrigatórias. Já o uso da palavra “não” evita ambigüidades nas perguntas negativas, diminuindo o número de respostas neutras ou questionáveis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Estudo sobre a confiabilidade da classificação dos atributos de um serviço pelo modelo kano de qualidade atrativa e obrigatória. (2006). INMR - Innovation & Management Review, 2(1), 34-50. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79037