Retorno financeiro dos investimentos em marketing: uma aplicação do modelo ROQ

Autores

  • Áurea Helena Puga Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Recentemente acadêmicos e gestores em marketing têm se preocupado em criar metodologias para avaliar e mensurar o retorno financeiro dos investimentos em marketing nas empresas. Tais investimentos devem estar alinhados à perspectiva de aumento da percepção do valor entregue aos clientes, da criação de laços estreitos de relacionamento, gerando assim, maior satisfação ao consumidor e conseqüentemente um incremento nos ganhos financeiros da organização. Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa, em que os autores aplicam o modelo teórico de ROQ (Return on Quality) proposto por Rust et al. (1995) a um hospital infantil brasileiro. Como conseqüência dessa aplicação, foi realizada uma avaliação crítica da metodologia inicialmente proposta, bem como sugestões relativas ao processo de coleta e análise de dados. O estudo, portanto, apresenta uma relevante contribuição acadêmica aos esforços de desenvolvimento do tema, bem como ilustra a possibilidade de aplicação efetiva desses métodos para tomada de decisões gerenciais.

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Biografia do Autor

  • Áurea Helena Puga Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Docente da Fundação Dom Cabral Doutora em Administração de Empresas – FGV/SP

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Retorno financeiro dos investimentos em marketing: uma aplicação do modelo ROQ. (2006). INMR - Innovation & Management Review, 2(1), 103-121. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79042