O papel da tecnologia na estratégia: caso de uma operadora de telefonia fixa e a tecnologia VOIP

Autores

  • Fábio Claro Coimbra Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade de Cruz Alta
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Resumo

Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória baseada em revisão da literatura, revisão documental e estudo de caso de uma operadora de telefonia fixa atuante no país, com o intuito de investigar os impactos da adoção da tecnologia voz sobre protocolo de internet (VoIP) – na arena competitiva e nos modelos de negócios –, bem como o surgimento de ameaças e oportunidades. A telefonia através da internet ou VoIP, tecnologia emergente considerada uma tecnologia disruptiva, tem-se revelado uma aplicação estratégica, permitindo a prestação de serviços telefônicos sem usar as redes de acesso das concessionárias locais, com qualidade equivalente ou superior ao serviço tradicional e com preços muito mais baixos, representando uma ameaça real aos tradicionais serviços de telefonia fixa. Com base nos resultados da pesquisa, concluiu-se que a tecnologia VoIP apresenta potencial para ameaçar modelos de negócios já estabelecidos, intensificando a obsolescência tecnológica e causando alterações no arcabouço regulatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Claro Coimbra, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrando em Administração FEA – USP MBA em Business Economics Fipe – USP

Gilnei Luiz de Moura, Universidade de Cruz Alta

Doutorando em Administração FEA – USP Professor da UNICRUZ

Edison Fernandes Polo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Livre Docente FEA - USP Doutor em Administração FEA – USP Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA– USP

Downloads

Como Citar

Coimbra, F. C., Moura, G. L. de, & Polo, E. F. (2006). O papel da tecnologia na estratégia: caso de uma operadora de telefonia fixa e a tecnologia VOIP. INMR - Innovation & Management Review, 2(2), 98-109. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79050

Edição

Seção

Artigos