Uma aplicação do modelo de cadeias meios-fim (MEC) por meio da técnica padrão de associação (APT) ao consumo de música

Autores

  • Sérgio Ricardo Kaminski
  • Paulo Henrique Muller Prado
  • José Mauro da Costa Hernandez Universidade Nove de Julho

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender o comportamento dos consumidores de música, segundo o modelo de Cadeias Meios-fim, operacionalizado pela Técnica Padrão de Associação (APT). Optou-se por um estilo de música popular relacionado aos consumidores jovens, o new metal. A coleta de dados foi desenvolvida em Curitiba, com consulta aos consumidores dividida em duas etapas: na primeira, de caráter qualitativo, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade; na segunda, de caráter quantitativo, foi realizado um levantamento entre 240 respondentes. O modelo de Cadeias Meios-fim possibilitou verificar as relações associativas entre os valores dos consumidores e os benefícios e atributos percebidos na música. Os atributos que se mostraram mais importantes em termos da probabilidade de proporcionarem benefícios foram a característica do som “agressivo”, as “mensagens de reflexão”, a “intensidade do som” (grave) e a “rebeldia” transmitida pela música. Com relação aos benefícios e sua relação com os valores dos consumidores, tem-se a “animação/descontração” e “agitação/euforia” como mais relevantes. A partir de um Modelo de Classes Latente, foi proposta uma tipologia baseada na hierarquia da importância dos valores pessoais, descrita segundo mapas probabilísticos que indicam a relação entre as variáveis para cada um dos grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Ricardo Kaminski
    Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - UNIFAE
  • Paulo Henrique Muller Prado
    Doutor em Administração de Empresas – FGV/SP
  • José Mauro da Costa Hernandez, Universidade Nove de Julho
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE.  Doutor em Administração – EAESP/FGV

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma aplicação do modelo de cadeias meios-fim (MEC) por meio da técnica padrão de associação (APT) ao consumo de música. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 3(1), 21-38. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79054