Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Afinal, como se formam as estratégias? O processo de formulação estratégica em uma organização do terceiro setor

Mauricio Fernandes Pereira, Fabiana de Agapito, Rolando Juan Soliz Estrada, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Resumo


Tem havido recentemente um grande interesse por parte dos autores em entender como se desenvolve a prática da estratégia organizacional. Partindo desta tendência, o presente trabalho descreve como ocorre o processo de formulação estratégica em uma organização pertencente ao terceiro setor – o SESC/SC (Serviço Social do Comércio em Santa Catarina). A criação da estratégia na organização em estudo é analisada tomando-se como base os referenciais propostos por Whittington (2002), analisando duas dimensões principais: os resultados pretendidos com as estratégias e os processos pelos quais ela acontece. O procedimento de pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas não-estruturadas do tipo focalizada com 16 pessoas da organização todas participantes da coalizão dominante formal ou informal. Com base nos dados coletados observou-se que, na prática da organização pesquisada, as razões que levam ao estabelecimento da estratégia não estão unicamente voltadas aos aspectos econômicos. Quanto à formulação das estratégias, predominou a visão clássica de Whittington (2002), por meio da utilização do planejamento estratégico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5585/rai.v3i1.51

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039