Modelo de formação de estratégias de gestão em instituições de ensino superior sob o enfoque da teoria da complexidade

Autores

  • Luiza Maria Bessa Rebelo
  • Rolf Hermann Erdmann

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo criado para avaliar o processo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base a Teoria da Complexidade. Para realização do mesmo se utilizou o referencial teórico sobre universidades, sobre formação de estratégias e sobre a teoria da complexidade e dos sistemas adaptativos complexos (SAC’s). Com esse marco teórico elaborou-se o modelo que serviu de parâmetro de análise para o estudo de caso. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, sobre a dinâmica do processo de formação de estratégias em Planos de Gestão de IES. Usou-se o procedimento do estudo longitudinal, com base em análise documental, em entrevistas semi-estruturadas e em observações diretas realizadas na instituição escolhida para constituir-se no estudo de caso. Os resultados da aplicação do modelo evidenciaram que a IES estudada orienta seus processos de formação de estratégia, expressos em seus Planos de Gestão, basicamente pelo modelo racional-formal e pelo modelo negociado, e vem empreendendo um esforço ainda incipiente, de incorporar o modelo em construção permanente.

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Biografia do Autor

  • Luiza Maria Bessa Rebelo
    Doutora em Engenharia da Produção - UFSC
  • Rolf Hermann Erdmann
    Doutor em Engenharia de Produção - UFSC

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Edição

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Artigos

Como Citar

Modelo de formação de estratégias de gestão em instituições de ensino superior sob o enfoque da teoria da complexidade. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 5-20. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79069