Modelo technology acceptance model - tam aplicado aos automated teller machines - ATM’S

Autores

  • Bento Alves da Costa Filho
  • Péricles José Pires
  • José Mauro da Costa Hernandez Uninove

Resumo

Este trabalho tem como escopo a avaliação da aplicação do modelo de aceitação de tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM) adaptado para usuários de caixas-automáticos (automated teller machines - ATM). O modelo TAM, desenvolvido por Davis (1989) e adaptado por Gefen (2003), tomou como base a consagrada Teoria da Ação Racionalizada (Theory of Reasoned Action - TRA), desenvolvida por Ajzen e Fishbein (1980), para avaliar antecedentes de intenção de comportamento. Foram analisadas as implicações do hábito como antecedente de dois dos mais importantes constructos do TAM, utilidade percebida (perceived utility) e facilidade de uso percebida (perceived ease-of-use). A escolha recaiu sobre caixas-automáticos utilizados por clientes nos bancos, por esta ser uma interface de tecnologia já adotada por grande parte da população, o que facilitou a avaliação do constructo hábito, introduzido por Gefen (2003) no modelo de aceitação de tecnologia.

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Biografia do Autor

  • Bento Alves da Costa Filho
    Doutor em Administração – USP
  • Péricles José Pires
    Mestre em Administração – UFPR
  • José Mauro da Costa Hernandez, Uninove
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE Doutor em Administração – EAESP/FGV

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Artigos

Como Citar

Modelo technology acceptance model - tam aplicado aos automated teller machines - ATM’S. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 40-56. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79071