Redes associativas como inovação organizacional: estudo de caso de uma rede supermercadista

Autores

  • Camila Avozani Zago Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudio Eduardo Ramos Camfield Centro Universitário Franciscano
  • Édio Polacinski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leoni Pentiado Godoy
  • Milton Luiz Wittmann

Resumo

No atual ambiente organizacional, competitivo, as empresas encontram a necessidade de atuarem de forma conjunta e associada, com o intuito de auferirem vantagens nas negociações e agregarem valor aos produtos e serviços em benefício de seus clientes. Dessa forma, utilizam como possibilidade de desenvolvimento empresarial, os modelos organizacionais baseados na associação, na complementaridade e no compartilhamento, pressuposto da união de pequenas e médias organizações em rede. Destaca-se, que as redes de empresas representam uma forma diferenciada de gestão organizacional, formadas com o intuito de obter competitividade no mercado globalizado. Nesse sentido, este artigo procurou discorrer sobre a cadeia de valor de redes associativas, tomando por base a Rede Central Mais de Supermercados, situada no Rio Grande do Sul. Assim, observa-se que as organizações pesquisadas, pequenos e médios supermercados, por meio da união em rede e da colaboração no gerenciamento de suas atividades, obtiveram maiores ganhos organizacionais, agregando valor às diferentes atividades efetuadas ao longo da cadeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Avozani Zago, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção – UFSC Bolsista CNPq Mestre em Engenharia de Produção – UFSM

Cláudio Eduardo Ramos Camfield, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Engenharia de Produção – UFSM Docente do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Édio Polacinski, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia de Produção – UFSC Mestre em Engenharia de Produção – UFSM

Leoni Pentiado Godoy

Doutor em Engenharia de Produção – UFSM

Milton Luiz Wittmann

Doutor em Administração – USP

Downloads

Como Citar

Zago, C. A., Camfield, C. E. R., Polacinski, Édio, Godoy, L. P., & Wittmann, M. L. (2007). Redes associativas como inovação organizacional: estudo de caso de uma rede supermercadista. INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 57-70. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79072

Edição

Seção

Artigos