A relação entre unidade estratégica de negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional

Autores

  • Felipe Mendes Borini Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Silvio Roberto Stefano Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Karine Vernerey Bordeaux Business School

Resumo

O objetivo do estudo é analisar se a estrutura das unidades estratégicas de negócios (UENs) das filiais de multinacionais favorecem a criação e disseminação conhecimento para as demais UENs da própria subsidiária, de outras subsidiárias e para a matriz organizacional. Apesar de alguns trabalhos internacionais e nacionais abordarem o assunto, o enfoque analítico do presente texto é inédito, pois o foco da discussão não é a subsidiária e matriz da empresa multinacional, mas as UENs dessas empresas e suas relações no contexto internacional da rede multinacional. Foram realizados três estudos de caso: dois em subsidiárias de empresas multinacionais e outro em uma operação offshore da multinacional. Os resultados levantam inferências interessantes para literatura da área. O enfoque em UENs mostra que uma eficaz relação matriz e subsidiárias nem sempre consolida a transferência do conhecimento como postulado. As observações mostram que as falhas estruturais internas de determinada UEN sobrepõem o poder da relação matriz-subsidiárias na transferência do conhecimento. Outro ponto interessante é a relevância de contextos organizacionais alternativos para a criação e disseminação do conhecimento, contrário ao estabelecimento de uma estrutura formal da gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Mendes Borini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorando em Administração – FEA/USP Mestre em Administração – PUC/SP

Silvio Roberto Stefano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorando em Administração – FEA/USP Mestre em Administração – UEM

Karine Vernerey, Bordeaux Business School

Mestre em Administração - Bordeaux Business School

Downloads

Publicado

2007-06-28

Como Citar

Borini, F. M., Stefano, S. R., & Vernerey, K. (2007). A relação entre unidade estratégica de negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional. INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 87-105. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79074

Edição

Seção

Artigos