Análise do nível de serviço prestado às pequenas empresas varejistas do segmento alimentar
Palavras-chave:
Distribuição física, Nível de serviço, Fatores determinantes, Pequenas Empresas.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar os resultados de um processo de análise de atributos logísticos e do marketing do serviço ao cliente. Os resultados provêm de um estudo tipo survey, de natureza exploratória, realizado a partir da aplicação de um questionário distribuído para cerca de 340 pequenos varejistas do segmento alimentar atuantes numa área urbana de 480 mil habitantes. A amostra final foi de 201 empresas. O tratamento estatístico dos dados foi realizado utilizando-se o Statistical Package for the Social Science – SPSS. O material coletado permitiu identificar e avaliar a importância que os pequenos varejistas atribuem a um conjunto de dimensões do serviço ao cliente, incluindo atributos do nível de serviço logístico e do nível de serviço do marketing. A agregação foi realizada através de uma análise fatorial que permitiu aferir em que medida os atributos e as dimensões contribuem para a explicação do fenômeno. Os resultados da análise fatorial podem subsidiar o desenvolvimento de um sistema de vigilância estratégica para avaliação do posicionamento competitivo das empresas distribuidoras do varejo alimentar, cujos determinantes poderiam contribuir para o monitoramento de informações no ambiente externo.Downloads
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Publicado
2007-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Análise do nível de serviço prestado às pequenas empresas varejistas do segmento alimentar. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(2), 82-99. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79082