Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A gestão de facilities no suporte ao desenvolvimento de novos produtos: um estudo exploratório em uma automobilística do estado de São Paulo

Robson Quinello, Ana Elisa Castro Martins Pacheco

Resumo


Um dos fatores que asseguram a competitividade de uma empresa é a sua busca constante pela inovação de seus produtos e serviços. Para que o processo de inovação ocorra satisfatoriamente é preciso reduzir cada vez mais o seu ciclo de desenvolvimento, de modo a ampliar a vantagem econômica do produto, diluindo, mais rapidamente, os custos dos altos investimentos que cercam qualquer processo de desenvolvimento de novo produto. Neste sentido a integração entre as áreas funcionais core ou non core é imprescindível. O objetivo deste artigo é investigar como e em quais momentos a área de apoio e suporte – facilities atua no processo de inovação de produtos em uma empresa do setor automobilístico. Para isso utilizamos uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com base em documentos, arquivos e entrevistas em uma unidade localizada em São Paulo. Os resultados indicaram que a gestão de facilities auxilia o desenvolvimento de novos produtos - DNP, por meio de uma equipe dinâmica responsável por uma carteira ou portfolio de projetos múltiplos, compostos por atividades de sustentação e alavancagem. Esses projetos são moldados por diversas forças institucionais e conduzidos por mecanismos muito mais tácitos do que formais, não só para o apoio aos novos produtos como também para os já existentes.

Palavras-chave


Facilities; Inovação; Desenvolvimento de novos produtos; Estratégias

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5585/rai.v4i3.99

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039