Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas

  • Manuel Antonio Meireles da Costa Faculdade Campo Limpo Paulista
  • Cida Sanches Universidade Paulista – UNIP
  • Márcio Luiz Marietto Universidade Paulista - UNIP
  • Orlando Roque da Silva Faculdades Campo Limpo Paulista
Palavras-chave: Campos e armas da competição, Estratégia de produção, Vantagem competitiva

Resumo

O presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.

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Biografia do Autor

Manuel Antonio Meireles da Costa, Faculdade Campo Limpo Paulista
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP. Professor pesquisador das Faculdades Campo Limpo Paulista – FACCAMP
Cida Sanches, Universidade Paulista – UNIP
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora de graduação em Administração da Universidade Paulista – UNIP
Márcio Luiz Marietto, Universidade Paulista - UNIP
Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professor de graduação em Administração da Universidade Paulista – UNIP
Orlando Roque da Silva, Faculdades Campo Limpo Paulista
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Professor Pesquisador das Faculdades Campo Limpo Paulista – FACCAMP. Professor de graduação em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Universidade de Sorocaba – UNISO
Publicado
2008-04-25
Como Citar
Costa, M. A., Sanches, C., Marietto, M., & Silva, O. (2008). Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas. INMR - Innovation & Management Review, 4(3), 102-116. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094
Seção
Artigos