Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação

  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Muller Prado Universidade Federal do Paraná
  • Eneida Bezerra Soares Ribeiro Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Flávio Freire Souza Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Korelo Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: processo de escolha, inovatividade, percepção da inovação.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, realizado com consumidores de produtos de uso pessoal e em constante inovação, procura explorar as relações que existem entre inovatividade e características percebidas da inovação, durante o processo de decisão dos consumidores. A contribuição do estudo está em conciliar a teoria sobre adoção de inovação aos aspectos comportamentais trazidos pela teoria do processo de escolha, apresentando melhor entendimento do perfil dos adotantes e a forma como tomam suas decisões para a escolha de um produto inovador. Os resultados apontam que o perfil de inovatividade dos entrevistados influencia na forma como os mesmos buscam atingir seus objetivos de consumo durante o processo de escolha. Ao relacionar os objetivos dos consumidores, com diferentes níveis de tendência a inovar, à percepção da inovação, observa-se que as percepções representam uma fonte para que esses consumidores minimizem a possibilidade de uma eventual experiência negativa advinda da decisão, principalmente no que se refere a evitar o arrependimento pela decisão tomada e a justificar a decisão tanto para si quanto para os outros. A compreensão dessas diferenças comportamentais aponta aspectos que devem ser levados em consideração ao se analisar a adoção de produtos dessa natureza.

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Biografia do Autor

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisadora da Universidade Federal do Paraná – UFPR
Paulo Henrique Muller Prado, Universidade Federal do Paraná
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR
Eneida Bezerra Soares Ribeiro, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Flávio Freire Souza, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisador da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – UFPR
José Carlos Korelo, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisador da Universidade Federal do Paraná – UFPR
Publicado
2009-02-27
Como Citar
Silva, D., Muller Prado, P. H., Ribeiro, E., Souza, F., & Korelo, J. C. (2009). Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 43-56. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79109
Seção
Artigos