Capacidade inovadora e vantagem competitiva: um estudo de caso em empresas brasileiras

Autores

  • Adriana Marotti de Mello Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Wander Demonel de Lima Universidade Federal de Itajubá
  • Eduardo Vilas Boas Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração
  • Roberto Marx Universidade de São Paulo. Escola Politécnica da USP

Palavras-chave:

Capacitação inovadora, redes de inovação, vantagem competitiva.

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir para o debate sobre como empresas criam ambientes organizacionais compatíveis com o desenvolvimento de inovações, por meio de sua cultura, recursos, competências e do uso de redes interorganizacionais. Estes fatores, no seu conjunto, são conhecidos como capacitação inovadora. Para atingir este objetivo, uma revisão bibliográfica é desenvolvida para dar suporte a uma pesquisa exploratória, conduzida na forma de estudos de caso sobre gestão da inovação em duas empresas inovadoras, cada qual em um setor industrial. Uma análise dos resultados dos estudos exploratórios sugere que a construção de uma capacidade inovadora pode ter diferentes significados em diferentes empresas que atuam em mercados com padrões tecnológicos diferenciados. Um melhor entendimento sobre a construção de capacitação inovadora verificada entre diferentes setores industriais ajuda as empresas a melhor alocar seus recursos visando ampliar a capacidade inovadora e, consequentemente, desenvolver uma vantegem competitiva sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Marotti de Mello, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo- USP Professora da Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Wander Demonel de Lima, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- EPUSP Professor Assistente II da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Eduardo Vilas Boas, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração

Mestrando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Diretor e Administrador da Empresa EMPREENDE

Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professor titular da Universidade de São Paulo – FEA/USP

Roberto Marx, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica da USP

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP Professor Doutor da Universidade de São Paulo – USP

Downloads

Publicado

2009-02-27

Como Citar

Mello, A. M. de, Lima, W. D. de, Vilas Boas, E., Sbragia, R., & Marx, R. (2009). Capacidade inovadora e vantagem competitiva: um estudo de caso em empresas brasileiras. INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 57-72. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79110

Edição

Seção

Artigos