Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico

  • Jouliana Jordan Nohara Universidade Nove de Julho
  • Claudia Rosa Acevedo Universidade Nove de Julho
  • Sílvia Novaes Zilber Universidade Nove de Julho
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Universidade Regional de Blumenau - FURB
Palavras-chave: Inovação tecnológica, competitividade, comércio eletrônico.

Resumo

A emergência do comércio eletrônico como setor com as mais altas taxas de crescimento no Brasil nos últimos anos foi acompanhada pela expressiva adesão das grandes empresas. São elas que estão colhendo os benefícios de aumento da produtividade e de redução dos custos de transação, devidos à introdução tecnológica, enquanto as pequenas e as médias empresas não estão realizando o potencial de vendas on-line. O artigo foca a exposição teórica dos benefícios que podem ser obtidos, assim como a análise das barreiras à participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico. Identificar barreiras auxilia a sua superação, abrindo caminhos para a elaboração de estratégias de inclusão. A fundamentação teórica auxiliou a análise de um caso de empresa comercial brasileira que, ao superar os obstáculos e abandonar completamente as operações de balcão, expandiu o volume de suas vendas em 100% ao ano – num período de quatro anos. Colhendo os frutos da inovação tecnológica, a organização se tornou parceira na cadeia de valor de várias grandes empresas, ganhou vantagem competitiva no seu ramo de atividade, transformando-se em exemplo de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jouliana Jordan Nohara, Universidade Nove de Julho
Doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Claudia Rosa Acevedo, Universidade Nove de Julho
Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Sílvia Novaes Zilber, Universidade Nove de Julho
Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo – USP Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mestre em Controladoria pela Universidade Regional de Blumenau – FURB Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB
Publicado
2009-02-27
Como Citar
Nohara, J., Acevedo, C., Zilber, S., & Parisotto, I. R. (2009). Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico. INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 132-149. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79114
Seção
Artigos