Os limites do crescimento pela inovação: o caso da empresa gama cosméticos

Autores

  • Paulo Cesar Bontempo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fábio Claro Coimbra Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Palavras-chave:

Estratégia de crescimento, inovação, teoria de recursos e capacidades.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, sob a ótica da teoria de recursos e capacidades, a utilização de inovações estratégicas para viabilização do crescimento de uma empresa. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa qualitativa com o emprego de estudo de caso junto a uma empresa de porte médio do setor brasileiro de cosméticos. Com base na coleta e análise de dados primários e secundários, foram identificados dois momentos distintos da empresa em sua busca pelo crescimento. No ano 2000, os recursos financeiros gerados através da venda de ativos possibilitaram à empresa implementar estratégias de penetração de mercado por meio da reinvenção de processos essenciais (HAMEL, 2000) e de modificações na interface com os clientes (HAMEL, 2000). Contudo, nos anos de 2002 e 2003, a empresa não foi capaz de implementar as inovações propostas com relação à redefinição do escopo produto/mercado (MARKIDES, 1997).

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Biografia do Autor

  • Paulo Cesar Bontempo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM
  • Fábio Claro Coimbra, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor convidado da FIA, Fipecafi e Faculdades Alfa (Goiania)
  • Edison Fernandes Polo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor Associado da Universidade de São Paulo – FEA/USP

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Publicado

2009-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os limites do crescimento pela inovação: o caso da empresa gama cosméticos. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(3), 42-54. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79119