Casa Flor. um caso de empreendedorismo em pequeno negócio

Autores

  • Eda Castro Lucas de Souza Universidade de Brasília
  • Edi Madalena Fracasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Atitude empreendedora, empreendedorismo, pequeno negócio.

Resumo

Este texto tem como objetivo descrever um caso de ensino de empreendedorismo, para ser utilizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em administração e áreas afins. A elaboração do texto seguiu metodologia apropriada para casos de ensino. Os personagens centrais do caso são as irmãs Carolina e Liliane, que enfrentavam um momento difícil: decidir a respeito de uma oportunidade de negócio que possibilitasse resolver situação de desemprego e realizar um sonho de vida de ambas. Este caso aborda uma situação real de criação de um negócio e a sociedade entre essas irmãs, revelando o cenário de formação da sociedade, os quase três anos da empresa, com seus desafios e dilemas, no decorrer do período 2006 a meados de 2008. Os aspectos apresentados têm por objetivo possibilitar a discussão de conceitos como empreendedorismo e atitude empreendedora e sua associação com a prática empresarial. Ressalta-se que atitude empreendedora é considerada a predisposição aprendida, ou não, para agir de forma inovadora, autônoma, planejada e criativa, estabelecendo redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eda Castro Lucas de Souza, Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB Bacharel e Licenciada em Matemática PUC/RS Professor Adjunto PPGA/Unb PPGE/UnB

Edi Madalena Fracasso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutora pela École des Hautes Études Commerciales-HEC-Canadá Doutora em Educação pela Harvard University Professora Titular do PPGA/UFRGS

Downloads

Publicado

2009-02-27

Como Citar

Souza, E. C. L. de, & Fracasso, E. M. (2009). Casa Flor. um caso de empreendedorismo em pequeno negócio. INMR - Innovation & Management Review, 5(3), 141-150. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79125

Edição

Seção

Caso de Ensino