A replicação do conhecimento organizacional na formação de redes de fast food
Palavras-chave:
Estratégia, rede fast food, transferência de conhecimento.Resumo
A replicação do conhecimento organizacional consiste na transferência do conhecimento acumulado pela empresa entre pontos de venda geograficamente distintos. A lógica da replicação aborda a fase de aprendizagem organizacional para a elaboração do modelo de negócios e a fase de explotação do modelo em larga escala. Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou o processo de replicação do conhecimento como uma estratégia para o crescimento de uma rede de fast food. O estudo é qualitativo e foi realizado em uma rede de fast food, de abrangência nacional, que se expandiu para 23 lojas em dez anos de fundação. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada com os três principais dirigentes da rede. Constatou-se que a transferência do conhecimento entre os pontos da rede ocorre principalmente pela socialização de conhecimentos tácitos, como o deslocamento de equipes mais experientes para a loja recém-criada. Os resultados revelaram que a aquisição do conhecimento pela rede decorre, além de aquisição em fontes externas de conhecimento, das experiências vividas e acumuladas (testes e experimentação) pelos dirigentes ao longo do processo de abertura das lojas e de suas experiências passadas. A aquisição do conhecimento externo ocorreu por meio de consultorias e da contratação de funcionários experientes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-05-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
A replicação do conhecimento organizacional na formação de redes de fast food. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 6(1), 126-138. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79133