Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions

Autores

  • Angilberto Sabino Freitas Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças Business School
  • Viviane Narducci Fundação Getúlio Vargas
  • Veranise Jacubowski Dubeux Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Hélène Bertrand Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Capacitação docente, difusão da inovação, e-learning.

Resumo

Neste estudo empírico, apresenta-se a concepção de um projeto de capacitação docente para o uso de tecnologia no ambiente de ensino-aprendizagem em uma escola de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no Rio de Janeiro, com o intuito de difundir o e-learning como uma inovação dentro da organização. Inicialmente apresenta-se a trajetória da educação a distância (EAD) na IES, desde a sua implantação até o momento atual, e as causas que motivaram a proposta do projeto. Dentro do escopo do projeto o objetivo é preparar os docentes para a inovação (e-learning) e identificar possíveis elementos que atuarão no processo como Champions (ROGERS, 1995), ou seja, como multiplicadores e responsáveis pela catequização do e-learning dentro da organização. Nessa etapa do projeto (1ª fase), mapeou-se o posicionamento dos docentes em relação ao que pensam sobre o uso de tecnologia no ambiente de ensino. Os dados foram gerados por meio de debates em fóruns de discussão e analisados pelo método de análise de conteúdo. Ficou explícito que os docentes participantes do programa identificaram a necessidade de inovação no ambiente de ensino e para tal desejam infraestrutura e reconhecem a importância do apoio institucional. Finalmente apresentam-se recomendações para programas de difusão de inovação em IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angilberto Sabino Freitas, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças Business School

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Professor Associado da FUCAPE Business School

Viviane Narducci, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro Tecnologista Senior da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Veranise Jacubowski Dubeux, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE/ UFRJ Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio Professora e Pesquisadora do CAEPM/ ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing

Hélène Bertrand, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorado em Marketing pela Kennedy Western University Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC

Downloads

Publicado

2009-08-31

Como Citar

Freitas, A. S., Narducci, V., Dubeux, V. J., & Bertrand, H. (2009). Projeto de capacitação docente e difusão do e-learning: uma investigação na busca de champions. INMR - Innovation & Management Review, 6(2), 119-134. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79143

Edição

Seção

Artigos